Protestos contra Bolsonaro marcam Festival de Cinema de Gramado

Festival de Cinema de Gramado
Festival de Cinema de Gramado (Imagem: Divulgação)

A 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul, foi marcada por um protesto, na última sexta-feira (16), contra os recentes comentários feitos pelo presidente Jair Bolsonaro, que sugeriu a extinção da Agência Nacional do Cinema (Ancine), órgão federal criado em 2001 com o intuito de fomentar o cinema nacional.

Em um evento recente, o chefe de estado anunciou a possibilidade do Conselho Superior de Cinema para a Casa Civil, presidido por Paulo Guedes, cogitando uma transferência da Ancine do Rio de Janeiro para Brasília. Além de fazer críticas aos filmes que utilizaram dinheiro público em suas produções, criando polêmica ao tomar o filme Bruna Surfistinha como exemplo de título que não deveria ser financiado. 

O diretor Emiliano Cunha, de Raia 4, respondeuà repreensão de Bolsonaro e acrescentou que o seu filme só pôde ser feito devido ao apoio do órgão. Ainda exemplificou que o projeto foi responsável por gerar 400 empregos diretos e indiretos, além de gerar impostos e receitas.

As manifestações seguiram com outros colegas de Cunha mostrando o seu descontentamento com as falas do presidente. “Alguns desses projetos que Bolsonaro quer censurar são de amigos meus. Nosso filme existe hoje, mas talvez não pudesse existir em 2020”, disse um membro da equipe de “Marie”, curta-metragem de Leo Tabosa que retrata a história de uma mulher transsexual.

Outros temas políticos também tiveram protagonismo nos primeiros dias do festival. A atriz Sonia Braga, por exemplo, que faz parte do elenco do filme Bacurau, dedicou a sua personagem em homenagem à vereadora Marielle Franco, morta em março de 2018, por execução no Rio de Janeiro.

O Festival de Cinema de Gramado acontece até o próximo sábado, 24 de agosto. 

Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.

bostancı escort