Ratched: como a diabólica enfermeira dos livros chegou às telas

Sarah Paulson e Louise Fletcher interpretam a diabólica Mildred Ratched (Imagem: Divulgação)

Criada por Ryan Murphy (American Horror Story), Ratched traz Sarah Paulson no papel da enfermeira do livro Um Estranho no Ninho de Ken Kesey. No entanto, antes de chegar à Netflix, a diabólica assassina já ganhou os cinemas em 1975. Na adaptação de Miloš Forman, Louise Fletcher foi a responsável por dar vida à Mildred Ratched e, inclusive, ganhou o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação.

Em entrevista concedida à Entertainment Weekly, o produtor executivo Ian Brennan (‘The Politician’, ‘Scream Queens’) compartilhou o processo de adaptação e autorização para uso da emblemática personagem. “Tudo começou como um roteiro escrito por um escritor muito talentoso. Ryan Murphy comprou”, contou.

“Então havia toda uma questão de direitos. Era meio que todo esse papo furado de conseguir os direitos, o que na verdade acabou sendo bem fácil, uma vez que todos estavam de acordo. Sentimos como se os cachorros tivessem pego o carro, como se fosse apenas uma figura gigante incrível na literatura mundial, essa vilã icônica”.

A busca pela ferida profunda

O produtor, que também atua como roteirista, destacou: “Então foi um desafio encontrar o fundo desta mulher, uma ferida profunda e primitiva que nunca foi capaz de curar. Isso a levou a uma busca, que revelamos no final do piloto… por que ela está naquele hospital. Isso foi um longo caminho quando se tratou de compreender e simpatizar com alguém que de outra forma poderia ser considerado um monstro cinematográfico. Embora às vezes ela faça coisas monstruosas, o público poderia dizer: ‘Oh, eu poderia realmente fazer a mesma coisa também'”.

Ambientada inicialmente em 1947, a série de mistério e drama criminal da Netflix gira em torno de Mildred Ratched (Paulson), uma enfermeira de um hospital psiquiátrico. A história de origem acompanha a jornada da personagem até se tornar a diabólica assassina.

Além de Sarah Paulson, o elenco também conta com Judy Davis (Feud), Cynthia Nixon (Sex and the City), Charlie Carver (The Leftovers), Jon Jon Briones (Sons of Anarchy), Finn Wittrock (American Horror Story), Harriet Harris (Trama Fantasma), Hunter Parrish (Simplesmente Complicado), Corey Stoll (House of Cards) e Sharon Stone (Instinto Selvagem).

Ratched já está disponível na Netflix.

Assista ao trailer:

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), apaixonada por literatura, cartas e pela magia do cinema. Escritora de histórias e trajetos dos amores.