Duna (1984) – Universal Pictures

A tarefa de adaptar uma obra com toda a complexidade de Duna, do escritor Frank Herbert, não é tarefa fácil para ninguém, nem mesmo para o incrível diretor Denis Villeneuve. Rebecca Ferguson, escolhida para viver Lady Jessica, deu detalhes sobre a sua personagem, e também indicações do caminho que Denis pretende seguir.

Uma coisa que o Denis Villeneuve e os roteiristas realmente levaram em consideração foi o fato de que o livro foi escrito em uma época na qual as mulheres eram retratadas de maneira diferente do que é esperado nos dias de hoje, o que nós chamamos de igualdade de gênero”, disse ela em entrevista ao Fandom.

Os responsáveis nesse caso são Eric Roth, Jon Spaihts e o próprio Villeneuve, que segundo ela consideraram a questão como crítica e muito importante ao filme. “Mesmo que a [Lady Jessica] seja uma concubina do rei, ela também é sua guarda-costas, sua mentora, ela pode ler pensamentos e emoções e é a melhor lutadora que existe. É esse poder sutil que ela precisa ensinar ao seu filho [Paul Atreides], interpretado pelo Timothée Chalamet“.

As declarações de Rebecca certamente causarão discussões entre os fãs da série de livros, que desejam uma adaptação que não só consiga ser o mais fiel possível, mas que também respeite a essência de cada personagem – que no caso de ‘Duna’ são muitos. Aos amantes do cinema Denis mais do que provou que é um dos diretores mais talentosos dessa geração, porém a questão aqui é outra.

Problemas

Adaptar uma história escrita 1965 em pleno 2019 apresenta inúmeros desafios, entre eles apelar para as sensibilidades femininas modernas, pelas quais, como a própria Ferguson comentou, é cobrado uma igualdade de representação entre homens e mulheres. O que não pode acontecer e que sim, seria uma descaracterização, é transformar Lady Jessica, uma Bene Gesserit, em algo que ela não é.

O resultado infelizmente só poderá ser conferido em novembro de 2020. Antes disso a atriz estará nos cinemas na sequência de O Iluminado, ‘Doutor Sono’, a partir de 7 de novembro desse ano.

Comentários

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui