Regina Duarte cria polêmica ao falar da Lei Rouanet

Regina Duarte (Foto: Divulgação)

Desde que foi anunciada para o cardo de secretária da Cultura, Regina Duarte vem trazendo diversas polêmicas. A começar por suas publicações no Instagram, onde mencionou diversos colegas de trabalho dizendo que a apoiam, e logo em seguida os mesmos pediram para serem desmarcados do post.

Na semana passada, Regina Duarte assumiu oficialmente o cargo de secretária da Cultura. No fim de semana, a atriz deu em entrevista ao Fantástico e relatou sobre receber ataques de facções que querem pegar o cargo dela e sobre a Lei Rouanet, que sempre causou brigas ferrenhas entre artistas, políticos e a população em geral.

Sobre os ataque que recebeu, em sua resposta, Regina Duarte mencionou indiretamente  Olavo de Carvalho, que a principio apoiou a nomeação da atriz, mas logo voltou atrás. Regina disse: “Só lamento ter perdido tanto tempo desfazendo intrigas, fake news”. Ela ainda contou que passou os primeiros dias de seu cargo esclarecendo “acusações não verdadeiras a respeito das propostas da equipe que está comigo”.

Duarte acrescentou: “Estamos começando a trabalhar na semana que entra porque até aqui estivemos ocupados, com enormes dificuldades de toda uma facção que quer ocupar esse lugar, quer que eu me demita, que eu me perca. Já tem uma hashtag #Foraregina e eu nem comecei”.

Sobre a lei Rouanet, um programa que busca ampliar o acesso à cultura e concede incentivos para artistas em suas produções culturais, Regina Duarte disse que está pensando seriamente no assunto e que fará alguns ajustes para o programa ser mais justo para todos. Ela ainda mencionou que “todos estão livres para se expressar, desde que busquem seus recursos” na iniciativa privada. E ainda disse que “não vai fazer filme pra agradar minoria com dinheiro público” e que devem “buscar patrocínio”.

Vale ressaltar que a lei Rouanet já funciona desta maneira, onde o artista capta recursos da iniciativa privada. Como cita o texto no site do programa: “Se a proposta apresentada for aprovada, o produtor vai poder captar recursos junto a apoiadores (pessoas físicas e empresas) oferecendo a eles a oportunidade de abater aquele apoio do Imposto de Renda”.

Formado em administração e psicologia. Adora cartoons, animes e series animadas. Atualmente faz curso de desenho com especialização em cartoons.