Representantes de dublê processam a Disney por causa de personagem de Toy Story 4

Duke Caboom em Toy Story 4 (Imagem: Divulgação)

De acordo com o TMZ, a Disney está sendo alvo de um processo no mínimo peculiar: A companhia K&K Promotions, que alega deter os direitos de imagem do famoso dublê e acrobata de risco Evel Knievel, está movendo um processo contra a mega rede de entretenimento declarando que a Walt Disney violou os direitos de imagem da K&K com o personagem Duke Caboom, de Toy Story 4

A K&K afirmou que o personagem dublado por Keanu Reeves, não apenas guarda muitas semelhanças com a persona e figura de Evil Knievel, como também com um brinquedo baseado no acrobata e distribuído nos anos 1970, exigindo reparações financeiras acusando a Disney de lucrar às custas da imagem do dublê, que faleceu em 2007.  O processo movido pela empresa acontece mais de um ano após o lançamento do filme, que chegou aos cinemas em junho de 2019. 

Nascido em 1938, no estado de Montana (EUA), Robert Craig Knievel tornou-se famoso, sobretudo na América do Norte, ao fazer diversas acrobacias mortais, sob a alcunha de Evel Knievel utilizando-se principalmente de motos, o dublê chegou a ser honrado com um lugar no “Hall da fama das Motocicletas”. Ele faleceu em 2007, na Florida, vítima de uma doença pulmonar. 

Tony Hale

Responsável por emprestar a voz para o Garfinho, um dos novos personagens de Toy Story 4, Tony Hale afirmou em entrevista ao Yahoo que retornaria a dublar o personagem, caso a produção consiga uma quinta parte.

“O negócio é o seguinte, se a Pixar ligar… você sempre diz sim. Essas decisões são para outras pessoas tomarem, mas estou sempre mais do que disposto a estar perto daquele ambiente novamente porque foi tão inspirador. Eu adoro isso”, afirmou ele na ocasião.

Garfinho foi um dos novos brinquedos que entraram para a coleção de Boonie em  Toy Story 4. A maior característica do personagem é que por ser fabricado como um garfo, que foi transformado em brinquedo pela sua nova dona, ele não aceita a nova condição, e por isso, acaba fugindo e colocando Woody e o resto da turma em confusão.

Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.