Retirada de Chaves da TV e streaming esconde grande projeto; Entenda

Dona Florinda e Chaves
Dona Florinda e Chaves (Foto: Divulgação)

Pegos de surpresa pela saída de Chaves de várias emissoras e plataformas de streaming, fãs do humorista Roberto Gomes Bolaños podem estar prestes a ganhar novas atrações desenvolvidas a partir das criações originais do ator e roteirista mexicano. Isso porque o filho de Bolaños, Roberto Gómez Fernández, anunciou planos de criar um “Universo de Mídia Chespirito”.

Anunciada durante uma mega feira de televisão, a proposta do executivo é dar as criações do pai algo semelhante ao Universo Cinematográfico da Marvel. Neste caso, haverá todo tipo de conteúdo criado a fim de explorar os mais de cem personagens desenvolvidos por Bolaños. Os novos conteúdos do “Universo Chespirito” incluiriam novas séries originais, animações e até jogos de videogame.

Porém, nem tudo são flores e os planos do herdeiro do humorista correm em meio a uma disputa pelos direitos autorais sobre as atrações de Bolaños. Como consequência Chaves, Chapolin e outros programas criados pelo comediante deixaram de ser exibidos por toda a América latina, seja no SBT, que exibia o programa há cerca de 36 anos, no Multishow, ou no Prime Video. 

Parte disso ocorre, pois, o novo universo midiático não contará com a participação da Televisa – rede mexicana responsável pela gravação dos episódios originais e que os distribuía para outras emissoras latino-americanas.

Petição Online

Os fãs brasileiros de Chaves e Chapolin criaram uma petição online na qual pediam por meio de um abaixo-assinado o retorno pedindo o retorno das atrações. A campanha já conta com 50 mil assinaturas.

“Com esse impasse não teremos mais as séries em exibição em nenhum local pela primeira vez em 36 anos. Uma história de enorme sucesso interrompida por uma disputa de bastidores, em que o maior prejudicado é o fã, limitado de poder acompanhar suas séries preferidas”, diz um trecho da descrição do manifesto.

Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.