Retrato de Uma Jovem em Chamas (Divulgação)

Um dos títulos mais aclamados durante a temporada de festivais e premiações esse ano tem sido Retrato de Uma Jovem em Chamas, da diretora Céline Sciamma. O cinema francês segue bem representado com o romance histórico estrelado por Noémie Merlant e Adèle Haenel, que acaba de ganhar seu primeiro trailer.

O longa, que tem como plano de fundo a França do século 18, conta a história da jovem pintora Marianne (Merlant), que é contratada para produzir o retrato da misteriosa noiva Héloïse, que será enviado ao seu prometido marido. Tendo rejeitado todas as tentativas anteriores, Marianne precisará mentir e se fazer passar por dama de companhia, enquanto observa e guarda todos os detalhes do rosto de Héloïse durante o dia, para então pintá-la à noite.

Com o passar dos dias, a proximidade entre as duas se transforma em amizade, e então rapidamente em algo mais. O romance, proibido tanto pelo compromisso assumido quanto pelas convenções da época, é o foco principal do filme de Sciamma, conhecida pelas produções “Tomboy” e “Garotas“, que também exploram a mente, os sentimentos e a sexualidade feminina.

Equilíbrio

Eu quis devolver a elas seus corações, seus corpos e almas. Esse filme não é sobre se o relacionamento é possível – não é, e elas sabem disso”, contou a diretora em entrevista ao Collider. “Escolhi duas atrizes de idades e alturas parecidas porque estava obcecada com a questão da igualdade no amor e na amizade, o que eu acredito que seja possível entre duas pessoas LGBTQ e muito menos entre duas pessoas heterossexuais“.

Retrato de Uma Jovem em Chamas ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes e é aguardado como a escolha da França para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar. Distribuído pelo estúdio Neon, ainda não há data de estreia no Brasil. Confira o trailer abaixo.

 

Comentários

Comentários

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui