Rocketman: Após Rússia, cinebiografia de Elton John sofre censura em novo país

Cenas de sexo gay de Rocketman foram censuradas em Samoa (Imagem: Divulgação)

Após sofrer censura na Rússia, Rocketman, cinebiografia de Elton John, foi alvo novamente de edição em outro país, devido às cenas que expõem a homossexualidade do astro britânico ao retratar passagens da sua vida: Samoa, localizado na Oceania.

De acordo com a Associated Press, o órgão de censura nacional, Readtaua Niuapu Faaui, justificou ao jornal Samoa Observer, nesta terça-feira (11),  que os cortes aconteceram por entenderem que a prática homossexual vai contra as normas do país e não encaixa nas crenças culturais e cristãs do povo samonoense.

O país prevê em lei, desde 2013, que a sodomia é considerada um crime, que pode levar a pena de até sete anos de prisão, mesmo que o ato ocorra de maneira consentida de ambas as partes.

Censura na Rússia

Cabe ressaltar que recentemente, o filme já havia sofrido uma censura pelo mesmo motivo na Rússia. Ao todo, cinco minutos do longa foram editados, para se adequar a lei que proíbe a divulgação de propaganda gay no país, limando assim todas as sequências que traziam cenas de sexo gay.

Apesar de não ser considerada crime, demonstrações públicas de homossexualidade, bem como outros existentes dentro da comunidade LGBT são punidas no país, desde 2013. Por isso, manifestações públicas como a Parada do Orgulho LGBTQ+ não são permitidas.

Outro trecho, desta vez, no fim do longa, no qual informa que hoje, Elton John é casado com David Furnish, e que juntos criam dois filhos, também foi banido.

Junto com os produtores do filme, Elton John repudiou o corte nas cenas do filme, através de nota divulgada à imprensa. “Rejeitamos da maneira mais enfática possível a decisão de ceder a leis locais e censurar ‘Rocketman’ para o mercado russo”, diz o comunicado.

“Saber que o distribuidor local cortou algumas cenas, negando que o público veja o filme como ele foi elaborado, é uma reflexão triste do mundo dividido no qual ainda vivemos e sobre como ele pode tão cruelmente não aceitar uma cena de amor entre duas pessoas”, acrescentou.

Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.

bostancı escort