Rocketman sofre censura por motivo lamentável na Rússia

Rocketman
Cenas de sexo e romance gay em Rocketman foram censuradas na Rússia (Imagem: Divulgação)

Rocketman, cinebiografia sobre Elton John foi alvo de censura nas cenas de sexo gay na Rússia. O que culminou no corte de cinco minutos. O motivo para tal atitude seria uma lei que proíbe a divulgação de propaganda gay no país. As informações são do The Guardian.

Além disso, outro trecho exibido no fim do longa também foi banido da versão russa. Nele, uma tela com mensagens informa que hoje em dia o cantor é casado com David Furnish, e que juntos criam dois filhos.

O crítico de cinema Anton Dolin, um dos mais populares do país foi o primeiro a denunciar os cortes em seu perfil no Facebook. “Todas as cenas com beijos, sexo ou sexo oral entre homens foram cortadas… A parte mais terrível é que eles removeram os dizerem no fim do filme. Sinto muito, sir Elton”, lamentou.

A lei que pune qualquer tipo de propaganda e demonstrações públicas de homoafetividade está em vigor na Rússia desde 2013, na qual não é permitido celebrações públicas como a Parada do Orgulho LGBTQ+. Apesar disso, a homossexualidade não é considerada crime na Rússia.

Elton John e produtores do filme se pronunciam

Em nota divulgada à imprensa, Elton John e os produtores do filme repudiaram o corte nas cenas do filme. “Rejeitamos da maneira mais enfática possível a decisão de ceder a leis locais e censurar ‘Rocketman’ para o mercado russo”, diz o comunicado.

“Saber que o distribuidor local cortou algumas cenas, negando que o público veja o filme como ele foi elaborado, é uma reflexão triste do mundo dividido no qual ainda vivemos e sobre como ele pode tão cruelmente não aceitar uma cena de amor entre duas pessoas”, acrescentou.

Durante entrevista coletiva de Rocketman no Festival de Cannes, Taron Egerton, protagonista do filme explicou que a produção não segue uma cronologia. “Não é uma cinebiografia tradicional”, explicou. “As músicas são apresentadas fora da ordem [de lançamento]”, exemplificou ele. “Nosso filme é um musical. Tem que ter um ator cantando no papel principal. Para uma cinebiografia, isso não é preciso”, continuou.

Além Egerton, nomes como: Jamie Bell, Bernie Taupin, Richard Madden, John Reid, Bryce Dallas Howard e Sheila Farebrother fazem parte da produção. “Rocketman” está em cartaz nos cinemas.

Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.

bostancı escort