Roteirista comenta decisão controversa do Superman em O Homem de Aço

Cena de O Homem de Aço (Reprodução / DC)
Cena de O Homem de Aço (Reprodução / DC)

Alguns super heróis, principalmente os mais populares e voltados para o público infantil, normalmente seguem um código de conduta rígido sobre não matar. Um desses heróis que escolhem não levar sua batalhas até as última consequências é o Superman, por isso, são raríssimos os casos em que vemos o personagem matar. Em O Homem de Aço, o kryptoniano teve que tomar uma decisão difícil, onde para proteger inocentes, ele matou o general Zod.

Tal cena gerou diversas discussões, onde alguns acharam a atitude correta e outros não gostaram da decisão tomada. David S. Goyer, o roteirista de O Homem de Aço, participou do painel “A arte de adaptar quadrinhos para as telas” Comic-Con@Home comentou sobre as dificuldades de adaptar coisas do quadrinhos para o cinema e além de trazer novas ideias. Além disso, o roteirista revelou que havia uma cena que não foi gravada que ajudaria a entender o motivo do Superman ter matado Zod.

“Eu entendo que as pessoas tenham problemas com isso, mas ao adaptar algo assim… você precisa tomar riscos grandes”, Goyer começou. “Ironicamente, tem uma cena que escrevemos mas não foi filmada, na qual Jonathan [Kent] leva o jovem Clark para caçar e eles matam um cervo e o jovem Clark fica devastado com o ato e o Jonathan diz, ‘É uma coisa poderosa tirar uma vida, mesmo se você for forçado a isso’. Sempre achei que isso seria interessante… Nós nunca filmamos [a cena]”.

E acrescentou: “Tentamos contar uma história diferente do Superman, uma história que não tinha sido contada antes. Precisávamos tomar riscos. Falamos sobre isso, se as pessoas iam aceitar ou não. O staff editorial da DC aceitou. Isso não significa que não foi um erro. Mas se você ir lá e falar ‘Eu não quero tomar nenhum risco…’, isso não é uma maneira saudável de abordar esse material”.

Formado em administração e psicologia. Adora cartoons, animes e series animadas. Atualmente faz curso de desenho com especialização em cartoons.