Roteiristas comentam motivo do Darksaber aparecer em O Mandaloriano

Cena de O Mandaloriano (Foto: Rerprodução / LucasFilm)
Cena de O Mandaloriano (Foto: Rerprodução / LucasFilm)

O final da primeira temporada de O Mandaloriano (The Mandalorian) surpreendeu os fãs ao mostrar Moff Gideon (Giancarlo Esposito) empunhando um Darksaber. O artefato apareceu pela primeira vez e Star Wars: A Guerra do Clones (Star Wars: The Clone Wars) e em seguida ressurgiu em Star Wars Rebels. A arma é um sabre de luz sem igual, cuja lâmina absorve a luz em vez de emiti-la. Em uma entrevista para o documentário Disney Gallery: The Mandalorian, Dave Filone e Jon Favreau comentaram o motivo de levarem uma arma de desenho animado para um live-action.

“Isso é algo que temos que experimentar. Quando pegamos coisas que vieram de A Guerra dos Clones, temos que pensar que, naquele programa, elas são estilizadas, e que era como um estilo animado de algo vindo de live-action”, Filoni disse. “Não se trata de fazer uma dessas coisas individualmente, mas de dizer: ‘Isso é baseado em alguma coisa'”. Favreau acrescentou outro ponto. Ele questionou: “O que George faria?”, em referência ao criador de Guerra nas Estrelas, George Lucas, um mestre em dar vida a ideias imaginativas em live-actions.

Segundo o site Comic Book, o Darksaber é uma arma criada nos tempos antigos por Tarre Viszla, o primeiro Mandaloriano a se tornar um Jedi. O Darksaber descansou no templo Jedi após a morte de Tarre até que seus descendentes o levaram de Coruscant durante a queda da República Velha. O clã Viszla manteve o Darksaber por gerações, até que Pre Viszla o usasse a mando da Guarda da Morte durante a Guerra Civil Mandaloriana.

Darth Maul assumiu o controle da arma quando ele assumiu o controle do planeta Mandalore. Durante os primeiros dias da rebelião contra o Império, o Mandaloriano Sabine Wren recuperou o Darksaber de Dathomir. Ela o usou para liderar os mandalorianos a libertar seu planeta da ocupação imperial. Mais tarde, o Império devastou Mandalore e o Darksaber acabou nas mãos de Gideon.