Roteiro de Liga da Justiça sombria feito por Guillermo Del Toro cai na rede; saiba a história

Liga da Justiça Sombria, animação de 2017 (Imagem: Reprodução)

O roteiro escrito há muitos anos pelo cineasta Guillermo Del Toro, em torno do que ele chama de Liga da Justiça Sombria teria vazado recentemente, com alguns detalhes sendo revelados segundo uma informação do site ComicBook.com. A história do filme de heróis teria tido toques de terror levando Zatana, Constantine e Deadman como personagens principais que lutariam contra a magia negra existente no universo. O projeto chegou a passar de mão em mão até deixar de existir. Atualmente, JJ Abrams anunciou que fará uma versão de Liga da Justiça Sombria (mas com outra história) para o serviço de streaming HBO Max.

Segundo o site, que compilou informação de outro portal dedicado ao gênero, o Murphy’s Multiverse, o projeto teria sofrido pequenas mudanças a cada novo diretor que o assumia, mas como a Warner Bros. estava muito interessada no que Del Toro havia sugerido, a base do roteiro continuou a mesma. Aparentemente o filme teria se apoiado na figura de John Constantine, com o anti-herói fumante inveterado abandonando um famoso grupo de super-heróis sobrenaturais chamado Shadowpact.

Flashes desse grupo, que incluiria Black Orchid, the Phantom Stranger e Pandora, teriam sido vistos durante o filme, principalmente no Oblivion Bar, onde eles e outros seres sobrenaturais se encontrariam. Tudo isso remonta de uma curta história em quadrinhos chamada Shadowpact, dos escritores Fables com Cory Walker, Steve Scott, Wayne Faucher, Tom Derenick, Shawn McManus, Phil Winslade e Lilah Sturges.

Deixando o grupo, John passaria a formar seu próprio grupo, o baixo e sujo Liga da Justiça Sombria, que incorpora personagens como Deadman, Etrigan the Demon, Swamp Thing e Zatanna. Eles estão perseguindo os livros da vida e da morte, na esperança de acertá-los para que não caiam nas mãos erradas. Floronic Man, Johnny Appleseed e Klarion the Witch Boy seriam os vilões da história. Depois de um confronto final caótico que aparentemente deixa Klarion, Floronic Man, Swamp Thing e John Constantine mortos, a equipe volta ao normal vive, apenas para ver uma cena final  em que John aparece, revelando que ele aparentemente enganou a morte e espera recrutar Deadman para reunir o grupo novamente.

O filme supostamente teria sido preenchido com participações especiais de nomes como Detetive Chimp e Animal Man, e teria sido o filme mais explicitamente místico que a DC já fez até hoje. O longa em animação chamado Liga da Justiça Sombria, buscou explorar uma outra vertente dos já conhecidos personagens da DC nos cinemas. Nele, Mulher-Maravilha, Superman, Aquaman, Batman, e Flash se uniam a outros heróis e até o próprio Constantine para salvar o universo.