Saiba o que motivou George Lucas a criar prequels de Star Wars

Star Wars: A Ascensão Skywalker (Foto: Divulgação / Disney)

Os prequels de Star Wars sequer existiriam não fossem o trabalho de George Lucas em Indiana Jones. Alguns deles são considerados os piores filmes pelos fãs da saga original, mas o diretor teve seus motivos para realizá-los. Depois de lançar o primeiro longa em 1977, e ver sua empresa, a Lucasfilm, criada em 1975 ganhar milhões de dólares, ele decidiu que era hora de parar com a franquia interestelar em meados dos anos 80, e apostar em outro tipo de filme.

Até deu certo, já que durante esse período ele fez Labirinto – A Magia do Tempo e Willow – Na Terra da Magia, mas logo depois seu trabalho em Indiana Jones e a Última Cruzada ao lado de Steven Spielberg foi o que o fez voltar atrás e se jogar de cabeça no mundo da ficção científica. No documentário Disney Gallery: Star Wars: The Mandalorian, a atual presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy explicou como o cineasta foi inspirado por ‘Jones’.

“Acho que o que aconteceu durante Indiana Jones foi que fazia um tempo que ele não colocava os pés num set para dirigir… Eles ficaram nervosos por um tempo, acreditando que não estavam aptos a dirigir aquilo justamente, fazendo filmes e contando histórias”, explicou ela.

Kennedy também explicou que o CGI mínimo em Indiana Jones fez com que Lucas voltasse para Star Wars, pelo simples fato de que ele ama lidar com a tecnologia em filmes, e que esteve por trás de projetos impressionantes, embora tenha se chateado com as críticas ao CGI de seus filmes dos anos 90 e início de 2000, que ela acredita tenha sido um período estranho de transição nos efeitos visuais.

Seu retorno ao papel de diretor dos prequels de Star Wars colocou Lucas de volta em uma esfera mais controladora. Uma das maiores falhas do prequels são seus excessos. Quando a trilogia original saiu, a esposa de Lucas, Marcia, trabalhou nos bastidores de sua edição. Ela até ganhou um Oscar por isso em 1977, e seus olhos habilidosos ajudaram a temperar as idéias selvagens de Lucas. No entanto, quando as prequels surgiram, Marcia e George haviam se divorciado, e ele já estava consolidado como grande nome da indústria, e sabia que poderia colocar tudo a perder com seu jeito exagerado.