Saiba por que a Globoplay não exibe a Globo ao vivo em todo Brasil

Ilha de Ferro – Globoplay (Foto: Divulgação)

Para aqueles que não sabem, a programação da Globo, ao vivo, não está disponível em todos os lugares do país, na plataforma Globoplay. O serviço foi lançado em 2015, e de lá pra cá, tem produzido diversos conteúdos exclusivos para os assinantes. ‘Assédio’ e ‘Ilha de Ferro’, são alguns exemplos de séries produzidas pela emissora. Quem quiser acessar esses conteúdos, terá que desembolsar R$ 19,90 mensalmente.

Além disso, no site eles deixam claro que o sinal da TV Globo é grátis. “Os conteúdos básicos do Globoplay são gratuitos, assim como o download do nosso aplicativo. Olha só o que você pode assistir sem pagar nada: – Programas de jornalismo, esportes, variedades, reality shows.- Trechos das novelas, e programas de humor da TV Globo.- Acompanhar a Globo ao vivo”, informa a descrição.

Problemas

Porém, o supervisor de operações Fernando Souza, da EPTV Ribeirão Preto, disse que o alto custo é um dos motivos da programação aberta não chegar na plataforma, em todas as localidades. “Não é de graça. A Globo tem um servidor onde fazem a subida do site. Eu precisaria enviar esse meu sinal até um servidor para São Paulo, para que se possa fazer isso. Existe um problema de decodificação. Cada região tem a sua programação. Hoje existe um estudo se compensa ou não fazer”, disse ele, ao NaTelinha.

Um executivo da TV Tem, afiliada da Globo, confirmou a tese de Fernando, e ainda falou sobre outra questão: contratos. “As afiliadas têm contrato com a Globo e somente elas podem exibir o sinal da emissora na região específica. Não existe contrato com o Globoplay e isto é um fator que emperra a liberação. Teria que ser uma negociação individual, entre afiliada e Globoplay”, informou, em sigilo. O site tentou contato com a Globo e o Globoplay, e assessoria limitou-se, dizendo que não comenta o assunto.