Saiba por que a Netflix cancela programas tão rapidamente agora

Netflix logo N
Netflix logo N (Reprodução)

Quando a Netflix estava apenas começando, o atual gigante do streaming tinha apenas um punhado de séries originais, muitas delas eram um grande sucesso, contando com mais de cinco temporadas como é o caso de Orange Is The New Black. Mas os anos foram passando e a situação parece que se inverteu onde as séries da Netflix não duram mais do que três temporadas, e se derem sorte quatro.

O cancelamento precoce de diversas séries como The OA, Anne With An E, O Cristal Encantando: A Era da Resistência. GLOW e Caçadoras de Recompensas, vem deixando os fãs revoltados. Um recente artigo da Wired que foi compartilhado pela IGN, explica os motivos das Netflix estar cancelando tantas séries.

É claro, quanto mais séries, mais cancelamentos podem acontecer, mas um dos motivos para isso acontecer é a decisão de cancelar uma série é “em um processo de revisão de visualização versus custo de renovação, que determina se o custo de produção de outra temporada de um programa é proporcional ao número de espectadores que o programa recebe”. Ou seja, independente do fandom, uma série pode ter audiência esperada, principalmente por conta da Netflix não divulga os dados de audiência.

Outro ponto a se destacar é que a Netflix avalia os assinantes que só assistem ao primeiro episódio de uma série e os assinantes que assistem a série toda em um mês. Sendo assim, a maior parte da tomada de decisões da Netflix é baseada em dados do primeiro mês de duração da temporada do programa. Então, vem o terceiro ponto, que é o encarecimento da série a cada nova temporada.

De acordo com  o analista Tom Harrignton se a cada nova temporada a série fica mais cara, a Netflix “têm que dar [ao programa] mais dinheiro por série e, se decidirem recomissioná-lo, fica mais caro para eles fazerem. Por causa disso, muitos outros programas são cancelados após duas séries [temporadas] porque lhes custa mais”.

Por fim, o site Deadline também pontuou o fato de um programa parar de crescer. Se um programa estagna e novos assinantes não aparecem para vê-lo, o serviço de streaming avalia que a série não aumentará sua audiência ou manterá como está, sendo assim não vê razão em manter o programa no ar.

Formado em administração e psicologia. Adora cartoons, animes e series animadas. Atualmente faz curso de desenho com especialização em cartoons.