Saiba a porcentagem de cineastas mulheres que dirigiram animações nos últimos doze anos

Frozen
Frozen (Imagem: Divulgação)

Foi realizado um estudo pela USC Annenberg Inclusion Initiative que indicou que apenas 3% das animações vistas no cinema, foram dirigidas por mulheres, dentro de 12 anos. Há também outro fato nessa lista: existe apenas uma cineasta não branca, que é Jennifer Yuh Nelson, que dirigiu a animação ‘Kung Fu Panda 2’.

A pesquisa mostra que não existe uma diversidade de gênero em Hollywood, já que dos 120 filmes de animação com mais bilheteria, apenas 17% tinham uma feminina protagonista. O estudo apontou ainda que o setor com melhor representação das diretoras é a televisão, mesmo que o número seja pequeno: 13%. Ao todo, os desenhos da TV apresentaram 39% de mulheres protagonistas, com 12% não brancas.

A coisa muda de figura dentro dos bastidores, em que os filmes animados são mais diversificados em relação aos live-action. 37% é o número de mulheres executivas, comparado a 15% dos projetos com atores e atrizes, já a TV de animação viu estatísticas parecidas, com 34% de mulheres na produção e 20% de produtores executivos.

Frozen 2

A saber, o novo filme da Disney, Frozen 2, foi dirigido por Jennifer Lee, e tem previsão de estreia para o dia 2 de janeiro de 2020. Ela concedeu uma entrevista CineClick, e contou sobre suas inspirações para o primeiro filme. “O conto original é muito complexo e poético, do qual gostamos muito. Nos inspiramos na história, mas tomamos a liberdade de adaptar para algo mais compatível com o nosso tempo”, falou, fazendo referência à Rainha da Neve, conto de Christian Andersen.

bostancı escort