Saiba qual é o significado do nome Nickelodeon

Logos Nickelodeon
Logos Nickelodeon (Reprodução)

Para muita gente, Nickelodeon é sinônimo de desenhos e programas de TV voltados para o público infanto-juvenil, mas o que exatamente esse nome significa? O canal foi criado em 1979 como propriedade da Warner-Amex Satellite Entertainment, e se consolidou como a primeira emissora da TV a cabo voltada inteiramente para crianças. A Viacom comprou o canal sete anos depois, juntamente com as redes MTV e VH1.

O canal em quase quatro décadas se destacou por gerar canais derivados, e principalmente por suas animações originais que começaram com Doug, Ren & Stimpy e Rugrats: Os Anjinhos, em 1991. A programação variava em blocos, e com a exibição de séries de distribuição da Viacom que também fizeram sucesso no Brasil como Clarissa, Sabrina A Aprendiz de Feiticeira, Clube do Terror, e mais tarde Drake & Josh, Zoey 101, iCarly entre outros.

A palavra Nickelodeon, no entanto, não foi inventada pelo canal, e tem uma história bastante curiosa. Os Nickelodeons eram cinemas do início do século 20, sendo os primeiros espaços cobertos para exibição (que antes aconteciam em arenas, ou espaços abertos), e receberam esse nome por causa do baixo custo de entrada (cinco centavos), os ‘níqueis’, e da palavra grega ‘Odeion”, que se refere a um teatro coberto.

Primeiro logo da Nickelodeon
Primeiro logo da Nickelodeon (Reprodução)

Eles se caracterizavam pelo desempenho contínuo de curtas-metragens e músicas ilustradas e, embora não fossem exatamente os lugares mais confortáveis, com assentos de madeira e pouca ventilação, eram bastante populares. À medida que as cidades e o público cresciam, os nickelodeons precisavam de auditórios maiores, e a chegada do filme deu lugar a cinemas maiores e mais confortáveis ​​(embora com o dobro do preço), deixando para trás os nickelodeons.

A rede começou em 1977 sob o nome de Pinwheel Network, um canal a cabo que transmitia um programa chamado Pinwheel todos os dias das 7h às 21h. Em 1979, foi alterado para Nickelodeon e lançado como tal, e seu primeiro logotipo foi um homem usando um cinescópio.