Saiba quando o filme Marighella vai estrear no Brasil

Marighella
Marighella (Foto: Divulgação)

O filme Marighella vai estrear no Brasil no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, segundo a Paris Filmes. A informação já havia sido adiantada pelo cineasta Kléber Mendonça Filho, que viu o longa no Festival de Cinema de Sidney.

Marighella, dirigido por Wagner Moura, gira em torno da vida do guerrilheiro baiano Carlos Marighella, entre 1964 e 1969, quando ele foi morto em uma emboscada por policiais na época da ditadura. Seu Jorge, Adriana Esteves, Humberto Carrão e Bruno Gagliasso, estão no time de elenco. O filme já passou por diversos festivais inclusive o Festival de Berlim.

Diretor

Wagner Moura deu uma entrevista ao Brasil de Fato, no começo do ano, e falou sobre o filme. “A minha escolha por esse recorte também atende a vontade de que o filme seja popular, que muita gente veja, sobretudo as pessoas pelas quais Marighella lutava, o que é uma questão quando você pensa que o cinema é um divertimento elitizado no Brasil”, disse.

O autor do livro, Mário Magalhães, disse ainda que lançar essa história nos cinemas é um ato de coragem. “Ainda mais em tempo de novos censores, que querem impedir que se conte a história como a história aconteceu. Ninguém é obrigado a gostar de Marighella. Mas julgá-lo sem conhecer sua trajetória é estupidez. Marighella nunca provocou tanto amor e tanto ódio. Ele está mais vivo do que nunca”, falou Mário, sobre a adaptação.

O diretor foi perguntado ainda se estava pronto para os ataques. “Eu estou preparado para a porrada. Não quero que nenhum dos atores sofra tanto, mas vão sofrer. Vão ser ataques violentos. Não sabemos tudo que é possível. Quando a gente estava filmando, teve uma galera que ameaçou entrar no set e quebrar tudo”, disparou.

bostancı escort