Joe Pesci e Robert De Niro em “O Irlândes” (Imagem: Divulgação)

Martin Scorsese é obviamente um ícone do cinema, e seu novo filme O Irlandês tem arrancado ótimas críticas desde a sua estreia. O que não se pode negar, porém, é que trata-se de uma produção bastante longa, com cerca de três horas e meia, que alguns apontam poderia ter funcionado melhor como minissérie.

O Irlandês conta a história de Frank Sheeran, um veterano da Guerra do Vietnã que se envolve com a máfia e vira assassino de aluguel, tornando-se o principal suspeito na morte do líder sindical Jimmy Hoffa. Em nova entrevista à Entertainment Weekly o diretor negou a possibilidade de transformar a trama em série limitada.

Você pode dizer, ‘Essa história é tão longa, você poderia contá-la em duas temporadas’, eu vi alguém comentando isso. Absolutamente não. Eu nunca nem pensei nisso. Porque o sentido do filme é a acumulação de detalhes. É um efeito acumulativo ao fim do filme – o que significa que você viu do começo ao fim se você quiser”.

E ainda: “Uma série é ótima, é maravilhosa, você pode desenvolver o personagem e o enredo e criar mundos. Mas [esse filme] não era certo para isso”. Scorsese se refere especificamente aos últimos 20 minutos do longa, mais ou menos, quando todas as decisões tomadas por Frank ao longo da vida voltam para assombrá-lo.

Anteriormente Martin também afirmou que um estúdio tradicional jamais teria permitido que ele finalizasse O Irlandês da maneira como escolheu. *spoilers*. “Um homem em uma cadeira de rodas no fim? Não, não vai rolar. [Um estúdio tradicional] é voltado para quanto dinheiro você pode fazer, o que é compreensível”.

Curiosamente

Alexander Dunerfors postou nas redes sociais recentemente como o público poderia dividir o filme em 4 “capítulos” e assisti-lo separadamente, se assim desejar, em um tweet que viralizou imediatamente: Episódio 1: Ouvi dizer que você pinta casas – do começo até 49 minutos; Episódio 2: Hoffa – de 49 minutos a 1h40; Episódio 3: Que tipo de peixe? – de 1h40 a 2h47m30s; Episódio 4: É o que é – 2h47m30s até o fim.

Completo ou em partes, O Irlandês é um dos melhores filmes do ano e merece ser conferido várias vezes.

Comentários

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui