Sem salvadores brancos, Antebellum escancara traumas da escravidão

Antebellum
Antebellum (Imagem: Divulgação / Lionsgate)

Com lançamento digital marcado para esta semana nos EUA, Antebellum (“Escolhida”, no Brasil) traz a cantora e atriz Janelle Monáe (Estrelas Além do Tempo) no papel da protagonista Veronica. No longa de terror e suspense, a autora de sucesso verá sua vida transformada quando inesperadamente se descobre presa em duas realidades diferentes, sendo uma delas um período marcado pela escravidão. Em conversa com a EW, a estrela adiantou que o filme pode atrair algumas críticas.

“Este não é um filme de escravos e não é um filme do salvador branco. A maioria dos filmes que assisti ao longo dos anos que lidam com esse sistema maligno destacavam os  salvadores brancos. Não acho que responsabilizem os brancos da maneira que deveriam. Isso os absolve”, Monáe declarou. “Isso vai desencadear as pessoas em geral. Os negros lidam com o trauma de maneiras diferentes. E eu acho que todo mundo tem direito à sua opinião, mesmo que eu discorde ou concorde com ela”.

Antebellum espelha falta de engajamento contra o racismo

A atriz ainda argumenta que não é sobre “nos sentirmos melhor conosco porque, no final, tivemos a chance de nos redimir”. Para ela, na verdade, o filme pode ser “um espelho para aqueles que não estão comprometidos em ser anti-racistas”. A protagonista acrescentou: “Eu realmente quero que os brancos assistam a esse filme. Espero [que mostre] as pessoas que não entendem por que a vida dos negros é importante, que se beneficiaram com esses sistemas que não foram construídos para a vida dos negros, [para] parar de perpetuar as ilusões da supremacia branca globalmente”.

Dirigido e escrito por Gerard Bush e Christopher Renz, o longa acompanha a autora de sucesso e ativista Veronica Henley (Janelle Monáe), que tem sua vida transformada e deverá correr contra o tempo para enfrentar um inesperado desafio. Na trama, ela se encontra entre dois períodos distintos do tempo.

Misteriosamente, Veronica fica presa em uma horrível realidade, que a faz lutar para consertar a situação. Ela é trasportada para um período intenso da história dos Estados Unidos, onde os negros ainda eram escravos. Ao mesmo tempo, ela precisa desvendar o mistério e tentar um jeito de se libertar dos horrores.

Além de Janelle Monáe, o elenco do filme ainda conta com Marque Richardson, Jena Malone, Kiersey Clemons, Eric Lange, Jack Huston, Tongayi Chirisa, Gabourey Sidibe, Robert Aramayo e Lily Cowles.

Antebellum tem estreia marcada para 18 de setembro nos Estados Unidos. No Brasil, o filme tem lançamento previsto para 15 de outubro.

Assista ao teaser legendado:

Veja também o trailer final:

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), apaixonada por literatura, cartas e pela magia do cinema. Escritora de histórias e trajetos dos amores.