Série que conta vida de Leonardo Da Vinci termina filmagens na Itália em meio ao coronavírus

Aidan Turner
Aidan Turner (Divulgação)

A série Leonardo, estrelada por Aidan Turner como o gênio da Renascença Leonardo da Vinci encerrou sua filmagem na Itália após se tornar uma das primeiras produções em grande escala a retomar a produção durante a crise do coronavírus. A série é co-produzida e distribuída mundialmente pela Sony Pictures Television. É a primeira produção italiana a receber o apoio da iniciativa de coprodução pan-europeia The Alliance, criada no ano passado pelas principais empresas de radiodifusão de serviço público europeias, RAI, France Télévisions e ZDF.

A série é criada por Frank Spotnitz (de Medici) e Steve Thompson (Sherlock) e dirigida por Dan Percival (Man in The High Castle) e Alexis Sweet (Don Matteo). As filmagens foram retomadas em 15 de junho nas locações italianas, lideradas por Lux Vide, que desenvolveu os protocolos de segurança da indústria com a TVIndustry.org, seguindo as diretrizes do governo italiano. A produção durou 2.000 horas, envolveu uma equipe de 3 mil pessoas incluindo atores e figurantes e cerca de 2.500 figurinos. Ele também cobriu mais de 50 locais de filmagem apresentando cenários italianos.

Nascido na Vinci, na Toscana, Leonardo demonstrou domínio em artes, ciência e tecnologia. O show tenta desvendar sua personalidade enigmática por meio de uma história não contada. Os produtores executivos da série incluem Luca Bernabei, que também atua como produtor, bem como Daniele Passani para Lux Vide, Frank Spotnitz, Emily Feller para Big Light Productions, Freddie Highmore com sua Alfresco Pictures, Brendan Fitzgerald para Sony Pictures Entertainment e Sara Melodia e Luisa Cotta Ramosino pela Lux Vide. O elenco também inclui Giancarlo Giannini (Catch 22), Matilda De Angelis (The Undoing), Freddie Highmore (The Good Doctor), Carlos Cuevas (Merlì) e James D’Arcy (Broadchurch).

De acordo com o  The Hollywood Reporter , o show vai desvendar o mistério por trás de Da Vinci, bem como explorar um segredo tentador em sua vida.  Falando sobre o show, Frank, cuja empresa Big Light Productions está co-produzindo o drama, admitiu que foi “um desafio e uma honra” retratar a vida de Da Vinci na tela. Em um comunicado, ele disse: “É um desafio e uma honra dramatizar a vida de uma das pessoas mais fascinantes que já existiram. Nós descobrimos pistas às vezes pouco notadas sobre a vida de Leonardo e as juntamos em um quebra-cabeça que tenta revelar a humanidade por trás do gênio”.