Sob Pressão: Em episódios especiais, protagonista será diagnosticado com COVID-19

Evandro (Julio Andrade) na sala da diretoria do hospital em Sob Pressão
Evandro (Julio Andrade) na sala da diretoria do hospital em Sob Pressão (Divulgação/ TV Globo)

A Globo voltou na última semana a produzir e gravar a série Sob Pressão, mas ainda não se trata da nova temporada, e sim dos dois episódios especiais intitulados Sob Pressão – Plantão Covid, que tratará sobre a doença e fará uma justa homenagem aos profissionais de saúde que se colocam diariamente na linha de frente de batalha nos hospitais. Na história, o protagonista Dr. Evandro (Julio Andrade) acabará testando positivo para a doença.

Segundo Flávio Ricco, jornalista do portal R7, tudo isso acontece porque o profissional, além ter dificuldades em lidar com novos protocolos, não conseguirá se adaptar às novas regras de saúde coletiva, e acabará entubado, e em coma. Segundo a matéria, ele passará ainda por uma experiência espiritual durante a enfermidade, e acabará refletindo sobre a própria fé. Acredita-se que a atriz Fabiula Nascimento aparecerá neste momento num flashback do personagem, como sua mãe, Penha.

Neste flashback, sua vocação como médico virá à tona, de acordo com o roteirista Lucas Paraizo: “Como é um episódio voltado para os médicos, nossa homenagem engloba uma metáfora, através do personagem do Evandro, sobre como alguém decide ser médico. O que existe na vida dele que determina essa vocação. É um diferencial”. Márcio Maranhão, autor do livro que originou a série, e que atua como consultor da mesma, foi diagnosticado com COVID-19 enquanto trabalhava em um hospital de campanha no Rio de Janeiro, o que fez com que os autores resolvessem contar sua história através do personagem.

“Fiquei 14 dias doente, sendo dez dias não gravemente doente. Eu tive 25% de comprometimento pulmonar. Tive cansaço, tosse, febre, fadiga, febre, fiquei acamado sem conseguir sair da cama. E senti o vírus dentro de mim”, disse Marcio que chegou a preocupar a equipe da Globo. Lucas Paraizo garante que a história do colega, foi o que deu o insight de inspiração: “Nasceu a vontade de a gente mostrar por que uma pessoa decide arriscar a sua vida por uma outra pessoa que não conhece. Talvez tenha sido a minha grande inspiração. Daí veio a história do flashback, a gente volta 20 anos no tempo, para contar por que o Evandro decidiu ser médico. Isso me impressiona. Qual é o chip que o cara tem que ter para que arrisque a sua vida? É sobre isso que a gente está falando nestes dois especiais”, disparou.