Spike Lee lança curta em meio a protestos do movimento ‘Black Lives Matter’

Spike Lee
Spike Lee (Imagem: Reprodução)

Em meio aos protestos contra a violência policial contra pessoas negras, que estão movimentando os Estados Unidos, Spike Lee lançou, seu mais novo curta, no qual compara a polêmica morte de George Floyd, assassinado recentemente em Minneapolis, e a de Eric Garner, morto em 2014, com o personagem de seu filme Faça a Coisa Certa, do final dos anos 1980.

O fato em comum entre os três, é que todos eram negros e foram assassinados por policiais. O diretor compartilhou o vídeo em suas redes sociais, e ainda o intitulou de 3 Brothers ( Três irmãos, em uma tradução livre para o português). 

O curta-metragem tem um pouco mais de 1 minuto, e logo no início vem a pergunta: “A história vai se repetir ?”. A indagação faz uma referência as mortes de cunho racista já ocorridas no passado recente da história americana. 

Atualmente, os Estados Unidos e o mundo tem visto uma série de protesto após a morte de George Floyd, homem negro de 40 anos, que foi morto por asfixia, por um policial branco, após imobilizá-lo pela vítima ser suspeita de tentar fazer compras utilizando um nota falsa. O vídeo, em que ele aparece no chão durante uma abordagem policial correu o mundo. O fato ocorrido em Minneapolis, no estado americano de Minnesota, chocou o mundo pelo abuso de poder pela parte policial, e principalmente porque os policiais eram brancos.

O racismo é um dos principais problemas sociais dos Estados Unidos, e em julho de 2014, o país foi palco de mais um crime por asfixia, no qual Eric Garner foi assassinado em Nova York, e a história vem se repetindo. 

Vale ressaltar que os Estados Unidos é o berço de uma das principais organizações racistas do mundo, a Ku Klux Klan, organização criminosa que chegou a vitimar inúmeros negros em todo o país.

Assista ao curta:

Comentários