Steve Alpert revela intrigas entre Studio Ghibli e Disney

Steve Alperte e Hayao Miyazaki (Foto: Divulgação)
Steve Alperte e Hayao Miyazaki (Foto: Divulgação)

Steve Alpert trabalhou no Studio Ghibli, estúdio famoso por seus magníficos como Princesa Mononke, Ponio, Castelo no Céu e Meu Amigo Totoro. Alpert escreveu um livro sobre sua passagem pelo estúdio, que leva o título House with the Never-Ending Man: 15 Years at Studio Ghibli, e deve ser lançado no dia 16 de junho. O site Cartoon Brew teve acesso ao livro e revelou algumas coisas, entre elas, que a Disney já alterou filmes do Studio Ghibli sem autorização.

De acordo com a matéria, a Disney não cumpriu com os contrato firmado com o Studio Ghibli. Por exemplo, eles lançaram a versão em inglês de O Serviço de Entregas da Kiki com músicas, efeitos sonoros e diálogos que não existiam apesar de um acordo contratual para não fazer alterações substanciais. Alpert apontou isso para um executivo da Disney consternado, que não estava ciente das mudanças. Ele prontamente deu ao produtor responsável pela versão em inglês e “levou o tipo de chicote verbal que faz homens adultos chorarem”.

Contudo, estas não foram as únicas farpas trocadas entre os dois estúdios. Steve Alpert revelou que Hayao Miyazaki, o dono da Ghibli, não ficou impressionado com Fantasia 2000. Foi relatado que em uma visita ao estúdio da Disney em Burbank, Miyazaki recebeu trechos do filme que estava em produção. “Questionado sobre o que ele achou do filme até agora, Miyazaki respondeu simplesmente ‘hidoi … totemo hidoi’ (terrível … realmente terrível), que eu traduzi como ‘interessante, Miyazaki acha a animação muito incomum e muito interessante'”, lembrou Alpert.

O Serviço de Entregas da Kiki foi lançado no Brasil em 1990. O longa metragem conta história de uma jovem bruxa que atinge a maturidade e deve escolher uma cidade para morar e começar seu próprio negócio, mas seu espírito jovem não a deixa ficar longe de travessuras.

Fantasia 2000 é um dos mais formosos musicais animados da níveis, a animação revela uma série de histórias que são interpretadas por diverso estilo de animação e vários grupos de músicos músicos.