Steven Universo: Uma das Crystal Gems é confirmada como assexual

Peridot em Steven Universo (Imagem: Reprodução)

Steven Universo é uma das séries animadas de maior sucesso do Cartoon Network. Criado por Rebecca Sugar, o seriado estreou em 2013 e foi finalizado em 2019. Além da série principal, a produção contou com um filme musical e uma minissérie intitulada Steven Universo: Futuro, que mostra como está a vida de Steven e as Crystal Gems após o fim da guerra contra Homeworld.

Em Steven Universo: Futuro, são explorados mais a fundo diversos personagens principais da série animada, e os episódios mais recentes foram focados em Peridot. A personagem surgiu como uma antagonista que tem um gosto especial por tecnologia, mas no decorrer da série acabou trocando lado e se juntou às Crystal Gems. Nesta semana, a artista de storyboard Maya Petersen revelou que Peridot é assexual e arromantica, como conta uma matéria da Comic Book.

Steven Universo é conhecido por abordar temas tabus como sexualidade e famílias nada tradicionais, outro ponto a se destacar na série é a representatividade, contanto com os mais variados tipos de personagens. Com a nova revelação, agora encontramos mais um grupo representado na animação, a dos assexuais e arromanticos.

Desde que Peridot passou a ser uma personagem recorrente no desenho, muitos fãs esperavam que ela tivesse um romance com Ametista ou Lápis Lazuli, mas com a revelação de Petersen a torcida por um novo casal na série os fãs podem tirar o cavalinho da chuva. Não é a primeira vez que assexuais são representados na indústria do entretenimento, alguns exemplos são Todd Chavez, de Bojack Horseman, Varys, de Game of Thrones, Bob Esponja, e Sheldon de The Big Bang Theory, pelo menos esse último a princípio se mostrou assexual, mas logo depois encontrou um interesse amoroso.

Outro ponto destacado sobre Peridot na matéria da Comic Book foi o fato de que a personagem possa ser autista. Esta informação não foi divulgada oficialmente, mas pode-se especular isso ao analisar o comportamento da Crystal Gem. Peridot se mostrou diversas com dificuldade de compreender o mundo através da normas sociais, sempre procurando entender tudo de forma lógica, além de se envolver de forma quase apaixonado sobre um assunto em específico.

Outro fator que colabora para a teoria é fato de que é estatisticamente comum encontrar autistas assexuais. Mas vale frisar que nem todo assexual é autista e nem todo autista é assexual. O que importa é mais telespectadores, tanto assexuais, arromânticos, autistas ou que simplesmente conseguem se conectar a isso de alguma forma, encontraram mais um personagem cativante ao qual podem se sentir representados.

Formado em administração e psicologia. Adora cartoons, animes e series animadas. Atualmente faz curso de desenho com especialização em cartoons.