
A Globo exibe no Supercine deste sábado o filme Os 33 com Antonio Banderas e Rodrigo Santoro. O filme conta a história dos 33 mineradores chilenos que em 2010 foram enterrados vivos pela explosão e colapso de uma mina de ouro e cobre onde estavam trabalhando. Durante 69 dias, uma equipe internacional trabalhou o tempo todo para tentar tirar os homens de lá, resgatando-os com vida, enquanto não só suas famílias e amigos, mas o mundo inteiro acompanhava pela televisão e internet, o drama em torno da situação, por qualquer sinal. Com orçamento de 26 milhões de dólares, o filme não fez grande sucesso, e arrecadou apenas 25 milhões de dólares em todo o mundo, não pagando seu custo, e para completar ainda recebeu apenas 43% da aprovação de críticos no Rotten Tomatoes. Para retratar a situação de diversos lados, a diretora buscou entrevistar as famílias de cada um dos profissionais que ficaram soterrados.
Confira a ficha técnica:
Título: Os 33
Título Original: The 33
Direção: Patricia Riggen
Em destaque
Ano de Lançamento: 2015
Nacionalidade: Chilena, americana
Gênero Drama
Elenco: Antonio Banderas; Juliette Binoche; Gabriel Byrne; Rodrigo Santoro
Dubladores: Mario Sepúlveda: Marco Ribeiro/ Andre Sougarret: Júlio Chaves/ Laurence Golborne: Rodrigo Santoro/ María Segovia: Mônica Rossi/ Jessica Salgado: Angelica Borges/ Katty Valdivia: Maíra Goes/ Jeff Hart: Carlos Gesteira/ Luis Urzua “Don Lucho”: Ricardo Schnetzer/ Darío Segovia: Reginaldo Primo/ Alex Vega: Marcos Souza/ “Elvis” Peña: Manolo Rey
Enredo: Capiapó, Chile. Um desmoronamento faz com que a única entrada e saída de uma mina seja lacrada, prendendo 33 mineradores a mais de 700 metros abaixo do nível do mar. Eles ficam em um lugar chamado refúgio e, liderados por Mario Sepúlveda, precisam racionar o alimento disponível. Paralelamente, o ministro da energia Laurence Golborne faz o possível para conseguir que os mineiros sejam resgatados, enfrentando dificuldades técnicas e o próprio tempo.