Suspensão na Ancine, prejudica vencedor do Festival de Gramado

Pacarrete
Pacarrete (Imagem: Divulgação)Pa

A suspensão do programa de apoio a produções brasileiras em eventos internacionais da Agência Nacional do Cinema (Ancine), em caráter provisório, prejudicou o filme Pacarrete, grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado deste ano, e que teve o pedido de apoio para ser exibido no Festival de Bogotá, na Colômbia, negado.

A decisão foi divulgada na último dia 1 e tomada pelos dois únicos membros que ainda representam a diretoria do órgão, após a saída de Christian de Castro, da presidência, e faz parte de uma deliberação que dita a prioridade do pagamento da contribuição anual ao Ibermedia, programa de estímulo à promoção e distribuição de filmes Ibero-americanos. A medida ainda pode passar por uma avaliação de um colegiado posteriormente. 

Outras cinco produções, entre curtas e longas produções, também afirmam ter sido lesados por causa do corte do programa. Por já ter tido os seus pedidos de apoio à Ancine aprovados, tendo comprado passagens aéreas para os respectivos festivais de que participariam, mas foram surpreendidos ao receberem o aviso de suspensão do programa.

Muitos dos cineastas afirmam que as passagens compradas seriam low-cost, e por isso, não podem ser reembolsados em seu preço integral, nem transferido. Os valores concedidos pela Ancine giravam em torno de R$ 4 mil, que não foram repassados. Com isso, muitos dos diretores tiveram que se virar para conseguir representar o Brasil em festivais fora do país. 

Alguns tiveram que tirar do próprio bolso. Outros que não tem a mesma condição conseguiram negociar com os organizadores dos respectivos eventos uma ajuda de custo para poder comparecerem e houve quem abrisse uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar o dinheiro para às custas da viagem. 

A suspensão do programa acontece em um momento de crise na agência. Além das tentativas de controle por parte do presidente Jair Bolsonaro, ele anunciou a mudança do órgão do Rio para Brasília e defende a implementação de “filtros” de conteúdo às produções nacionais. 

Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.

bostancı escort