Bruce Lee em “Era uma Vez em… Hollywood” (Reprodução)

A inesperada polêmica envolvendo Quentin Tarantino e seu mais recente sucesso, Era uma Vez em Hollywood, tomou proporções bem sérias. Recentemente foi divulgado que a China, após receber reclamações da filha de Bruce Lee, teria condicionado o lançamento do filme no país ao corte das cenas envolvendo o ator e lutador.

Agora, segundo informa o THR, fontes próximas a Tarantino garantem que o diretor tomou uma drástica atitude sobre o caso, e não irá submeter o filme à edição, deixando à China a opção de exibir o longa integralmente ou cancelar sua estreia terminantemente, que a princípio estava programada para acontecer já no próximo dia 25 de outubro.

O caso, como já mencionado, partiu de uma reclamação de Shannon Lee, que não concordou com a maneira como seu pai foi representado em ‘Era uma Vez em Hollywood’, e acusou Quentin de mentir e sujar a imagem da lenda das artes marciais. O pedido foi feito junto à Administração Cinematográfica Nacional chinesa.

A rixa teve início com a estreia da produção nos Estados Unidos, com a troca de farpas entre os dois. O diretor defende suas escolhas, afirmando que presenciou diretamente algumas atitudes de Lee, que demonstraram sua arrogância.

Resolução

Com essa suposta resposta, que ainda não foi confirmada oficialmente, Tarantino demonstra uma preocupação com a arte acima de tudo – tendo inclusive o direito de “assinar” a edição final garantida por contrato – já que o filme, que já fez sucesso estrondoso no box office internacional, contava com a bilheteria chinesa para ultrapassar os 400 milhões de dólares.

Ainda é incerto qual será a decisão tomada pelo governo, que pode também apelar para a violência presente no longa, infinitamente mais branda do que o que o público está acostumado vindo de Quentin. Fato é que o ator Leonardo DiCaprio mantém seu status como uma das maiores estrelas do cinema no país, e ‘Era uma Vez’ continua a ser ansiosamente aguardado pelos fãs.

Comentários

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui