Tela Quente: Saiba o filme que será exibido na Globo hoje

Rainha do Katwe
Rainha do Katwe (Divulgação)

A Globo exibe na Tela Quente desta segunda-feira, 14 de setembro, o filme Rainha de Katwe um drama biográfico protagonizado por David Oyelowo, Lupita Nyong’o e Madina Nalwanga, que conta a vida de Phiona Mutesi, uma xadrezista ugandesa, que fez um excelente desempenho nas Olimpíadas de Xadrez, e com isso se tornou Candidata a Mestre, tendo nascido na cidade de Katwe.

O longa foi baseado no livro The Queen of Katwe: A Story of Life, Chess, and One Extraordinary Girl’s Dream of Becoming a Grandmaster, escrito por Tim Crothes no mesmo ano em que a Disney decidiu comprar seus direitos para uma adaptação. Curiosamente, o projeto foi todo visto de perto por Tendo Nagenda, diretor criativo sênior do Walt Disney Studios, que é descendente de ugandeses. Ele visitou o país em busca de referências junto com a diretora do longa, que conversou com a própria Phiona, sua família, entrevistou pessoas e mostrou o material para os executivos da Disney que até então não sabiam nenhum detalhe sobre o filme que estava sendo rodado inteiramente na África. Rainha do Katwe teve público de 10 milhões de pessoas, e foi mais comumente disponibilizado através da plataforma Disney on Demand na época de seu lançamento em 2016.

No Brasil, o filme produzido pela Disney e pela ESPN (canal do grupo Disney) teve uma distribuição bastante limitada, chegando a pouquíssimas salas de cinema em versão legendada, já que a empresa explicou que não havia necessidade de dublá-lo, já que não iria interessar ao grande público, e sim a um grupo seleto de pessoas.

Confira a ficha técnica do filme

Rainha de Katwe

Título Original: Queen of Katwe

País de Origem: Estados Unidos

Ano de Produção: 2016

Diretor: Mira Nair;

Elenco: Ntare Guma Mbaho Mwine; Madina Nalwanga; Lupita Nyong’o; David

Oyelowo;

Classe: Biográfico

Enredo: Phiona Mutesi é uma jovem de Uganda que faz de tudo para alcançar o seu objetivo de se tornar uma das melhores jogadoras de xadrez do mundo.