Tenet | Christopher Nolan faz garantia sobre filme

Jack Cutmore-Scott, John David Washington e Robert Pattinson em Tenet (Imagem: Divulgação/ Warner Bros./ Tenet)

 filme Tenet, dirigido por Christopher Nolan está chamando muita atenção não só do público, mas também da indústria. O longa será o primeiro grande filme a estrear nos cinemas após a reabertura das salas que acontecerá no início de julho. Existe grande expectativa em torno de seu lançamento, pois segundo um especialista em cinema entrevistado por um jornal americano, o filme pode ser um tipo de ‘boi de piranha’ para todos os estúdios. Caso, ele fracasse nas bilheterias, e não tenha público suficiente, é possível que todos os estúdios adiem seus lançamentos até o ano que vem.

Muitos atores já chegaram a falar sobre Tenet, a maioria deles, não sabe sequer do que o filme se trata, pois o projeto aparentemente inovador deixou várias lacunas nos roteiros, sendo que nem as próprias estrelas sabem dizer se seus personagens são vilões ou mocinhos. Surgiu até uma teoria que dizia que a confusão do filme era por ele se tratar de viagens no tempo, algo que o cinesta garantiu que não é.

Esses boatos surgiram por conta do trailer, em que o protagonista, vivido por John David Washington usa o termo “reversão no fluxo do tempo”, em nova entrevista a revista Entertainment Weekly, Nolan explicou: “Este não é um filme sobre viagem no tempo. Ele lida com o tempo e com as diferentes maneiras pelas quais o tempo pode funcionar. Não para entrar em uma aula de física, mas a inversão é essa ideia de material que teve sua entropia invertida, portanto, está retrocedendo no tempo, em relação a nós”, disse.

Kenneth Branagh, diretor e ator que também faz parte do filme também tentaram explicar à sua maneira: “É uma peça de espionagem que está lidando com uma ameaça global ao mundo. Um holocausto nuclear não é o maior desastre que poderia acontecer à raça humana. Tenet discute uma possibilidade ainda pior, e está envolvida nesse tratamento estonteante do tempo que Christopher Nolan já teve em outros filmes”. Ficou curioso? Nós também. O filme deve chegar às salas de cinema brasileiras na segunda quinzena de julho.