
Neste fim de semana vimos dois astronautas embarcarem em uma missão espacial da NASA na nave Crew Dragon. O projeto teve participação de Elon Musk, e um dos destaque foi o traje espacial dos astronautas, que foi desenvolvido pelo figurinista José Fernandez. Uma matéria da Forbes revelou que o figurinista que já trabalhou em diversos filmes da Marvel e da DC não tinha ideia de que estava desenvolvendo trajes para um missão espacial de verdade.
José Fernandez é conhecido no mundo dos cinemas, foi ele quem criou os figurinos para Batman vs Superman: A Origem da Justiça, Tron, Homem de Ferro 2, O Espetacular Homem-Aranha e Capitão América: Guerra Civil, entre vários outros filmes. Ele ficou sabendo sobre um concurso de design para a SpaceX em 2016, e a principio não achou que era um programa espacial de verdade e sim a produção de um filme sobre astronautas e a acabou enviando alguns modelos. “Eu não sabia o que era a SpaceX e achei que era um filme”, contou José Fernandez à Forbes.
Elon Musk acabou gostando do material mandado pelo figurinista, principalmente os capacetes. Fernandez é fluente em criar capacetes, tendo projetado os dos de Thor e de seu irmão Loki. Foi Fenandez também quem criou o capuz do Batman em A Origem da Justiça, que ajudou Ben Affleck a virar a cabeça. Os antigos filmes do Batman tinham capuzes rígidos demais, o que impedia o movimento dos atores e a fluidez das cenas de ação.
Com isso, José Fernandes conseguiu criar trajes elegantes sem perder as funcionalidades para os astronautas da SpaceX. Na entrevista, o figurinista ainda contou: “Ele (Musk) ficava dizendo: ‘Qualquer pessoa fica melhor de smoking, não importa qual o tamanho ou a forma que ela seja’, e quando as pessoas vestem esse traje espacial, ele quer que elas tenham uma aparência melhor do que sem ela, como um smoking. Você parece heróico nisso.”
Formado em administração e psicologia. Adora cartoons, animes e series animadas. Atualmente faz curso de desenho com especialização em cartoons.