Trajes dos astronautas da SpaceX foram desenvolvidos por figurinista da Marvel e da DC

Traje espacial projetado para uso na espaçonave Crew Dragon (Divulgação)
Traje espacial projetado para uso na espaçonave Crew Dragon (Divulgação)

Neste fim de semana vimos dois astronautas embarcarem em uma missão espacial da NASA na nave Crew Dragon. O projeto teve participação de Elon Musk, e um dos destaque foi o traje espacial dos astronautas, que foi desenvolvido pelo figurinista José Fernandez. Uma matéria da Forbes revelou que o figurinista que já trabalhou em diversos filmes da Marvel e da DC não tinha ideia de que estava desenvolvendo trajes para um missão espacial de verdade.

José Fernandez é conhecido no mundo dos cinemas, foi ele quem criou os figurinos para Batman vs Superman: A Origem da Justiça, Tron, Homem de Ferro 2, O Espetacular Homem-Aranha e Capitão América: Guerra Civil, entre vários outros filmes. Ele ficou sabendo sobre um concurso de design para a SpaceX em 2016, e a principio não achou que era um programa espacial de verdade e sim a produção de um filme sobre astronautas e a acabou enviando alguns modelos. “Eu não sabia o que era a SpaceX e achei que era um filme”, contou José Fernandez à Forbes.

Elon Musk acabou gostando do material mandado pelo figurinista, principalmente os capacetes. Fernandez é fluente em criar capacetes, tendo projetado os dos de Thor e de seu irmão Loki. Foi Fenandez também quem criou o capuz do Batman em A Origem da Justiça, que ajudou Ben Affleck a virar a cabeça. Os antigos filmes do Batman tinham capuzes rígidos demais, o que impedia o movimento dos atores e a fluidez das cenas de ação.

Com isso, José Fernandes conseguiu criar trajes elegantes sem perder as funcionalidades para os astronautas da SpaceX. Na entrevista, o figurinista ainda contou: “Ele (Musk) ficava dizendo: ‘Qualquer pessoa fica melhor de smoking, não importa qual o tamanho ou a forma que ela seja’, e quando as pessoas vestem esse traje espacial, ele quer que elas tenham uma aparência melhor do que sem ela, como um smoking. Você parece heróico nisso.”