Uma indicação para Robert Downey Jr. por sua atuação em Vingadores: Ultimato?

Vingadores: Ultimato está superando todas as expectativas nas bilheterias, em um fenômeno incrível que automaticamente leva a discussão para o próximo nível: a possibilidade de prêmios.

 

 

Marvel, e mais um ano em busca do Oscar

 

Ainda fica a sensação que o sucesso não é completo sem o prestígio do Oscar, e o cinema de fantasia não é muito bem visto nas premiações, com os filmes ficando relegados às categorias técnicas. Mas isso valeu até o ano passado, com Logan indicado em categorias principais. Em 2019, Pantera Negra quebrou outra carreira, com a sua indicação como Melhor Filme (venceu três prêmios, um recorde no seu gênero).

E na parte das interpretações, a Academia também não é generosa com os filmes de heróis. Só Heath Ledger por encarnar o Coringa em Batman – O Cavaleiro das Trevas venceu um Oscar até agora.

Porém, já começou a campanha para tentarem indicar Robert Downey Jr. na categoria de Melhor Ator no Oscar 2020.

 

 

SPOILERS DE VINGADORES: ULTIMATO A PARTIR DE AGORA

 

Downey Jr. foi essencial na construção do MCU. 21 filmes depois, sua jornada chegou ao fim em Vingadores: Ultimato, com uma emotiva despedida para o seu carismático Tony Stark. Logo, o Oscar pode ser o prêmio final para esse legado.

Joe Russo, um dos diretores de Endgame, defende abertamente a indicação de Downey Jr. ao Oscar, descrevendo os eu trabalho como ‘fenomenal’, e que o ator merece a estatueta mais do que qualquer outro nos últimos 40 anos por ter incitado a cultura popular, deixando o mundo em lágrimas.

Até compreendo a defesa ao desempenho de Robert Downey Jr e os elogios exagerados já são tradicionais na indústria do cinema. Mas qui eu acredito que é uma opinião igualmente exagerada. Ou Joe Russo não viu muitos filmes além do circuito comercial ou daqueles que são promovidos durante a temporada de premiações.

De qualquer modo, não será surpresa alguma se Vingadores: Ultimato receber várias indicações ao Oscar nas categorias técnicas, em Melhor Roteiro, Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator. Se acontecer, será a terceira indicação para Robert Downey Jr, que foi lembrado pela Academia por suas atuações em Chaplin e Trovão Tropical.

 

Via The Playlist