Viagem no tempo de Agentes da S.H.I.E.L.D. diverge com a apresentada em Vingadores: Ultimato

Agents of SHIELD sétima temporada (Divulgação)

Atenção! A matéria a seguir contém spoilers!

Viagens no tempo são coisas bem confusas de se entender, e a coisa pode se complicar mais ainda quando em um mesmo universo a coisa funciona de maneiras diferentes. E uma divergências está acontecendo entre a viagem do tempo mostrada em Vingadores: Ultimato (Avengers: Endgame) e a viagem do tempo mostrado no mais recente episódio de Agentes da S.H.I.E.L.D. (Agents of S.H.I.E.L.D.), como mostra uma matéria do site Comic Book.

Em Vingadores: Ultimato, aprendemos que viajar para o passado não altera futuro, apenas pode criar linhas do tempo alternativas. E isso foi mostrado com a viagem no tempo do Capitão América, que não teve seus atos heroicos desfeitos enquanto viajou para o passado para viver até a velhice com seu grande amor. O que deixou os fãs com muitas perguntas.  Já em Agentes da S.H.I.E.L.D., a equipe alterou o futuro na quinta temporada, e o fato de Deke não ter deixado de existir provou a teoria do multiverso.

Mas no último episódio exibido da série, que leva o título de Know Your Onions, levantou várias questões. A equipe tentou descobrir como impedir que Wilfred Malick vire o chefe da Hydra. Contudo, para a S.H.I.E.L.D. existir, era necessário que a Hydra fosse formada. No entanto, matar Malick poderia salvar várias vidas, e ainda foi pontuado que matá-lo poderia trazer alguém/algo muito pior para substituí-lo. E Jemma comentou que isso poderia resultar em um retorno a um futuro que não reconhecem.

Embora não seja assim que as regras foram cumpridas em Vingadores: Ultimato, também precisa-se considerar que eles estão usando métodos diferentes de viagem no tempo. Os Vingadores tinham as partículas de Pym, que os enviaram de volta ao tempo exato que precisavam em sua missão de adquirir as Joias do Infinito. No caso dos agentes, eles estão trabalhando com o Zephyr, que foi alterado para ser uma máquina do tempo, mas com base na maneira como Jemma falou sobre sua mecânica, é possível que ele só possa viajar para a versão futura de qualquer nova linha do tempo que pode ter sido criado ao alterar a história.

Talvez a explicação para viagem no tempo da série da Marvel possa ser respondida futuramente, pois ainda faltam mais dois episódios para serem exibidos antes do final da sétima temporada e da série como um todo. Será que essa viagem no tempo também afetará o MCU?