Vila Sésamo surpreende ao criar personagem para tratar tema polêmico

Vila Sésamo
A personagem Karli em Vila Sésamo entra para debater tema das drogas (Imagem: Reprodução)

Uma das mais clássicas séries infantis, e mais famosas de todo o mundo, Vila Sésamo resolveu mudar após muitos anos de exibição na TV mundial, e criou um novo personagem batizado de Karli, que irá abordar a questão das drogas.

Karli será um bichinho peludo com as cores verde e amarela, que tem uma mãe dependente de farmacêuticos. A novidade levou a clássica série a abordar nos Estados Unidos, um dos assuntos mais delicados da atualidade, a crise de vício em opioides, um medicamento com efeito analgésico.

A equipe responsável pela criação da série, revelou que nos Estados Unidos, os dados do vício em opioides são alarmantes, fato que os levou à mobilização com a abordagem na história infantil. As estatísticas demonstram que 5,7 milhões de crianças moram com país ou responsáveis que apresentam problema pelo uso excessivo da substância.

Os números são maiores ainda quando mostramos apenas aqueles que usam ou usaram de uma forma incorreta a substância, fato que leva a óbito, mais 130 pessoas diariamente. “Não há nada que fale sobre abuso de substâncias para crianças e jovens, na perspectiva deles”, relatou o gerente de conteúdo da Sesame Workshop, Kama Einhorn, ao jornal The Guardian. 

Um dos objetivos da produção de Vila Sésamo, é que os pais possam ter uma ferramenta para poder discutir o assunto com seus filhos. A iniciativa faz parte da Sesame Street in Communities, o grupo chega a fornecer ajuda online com as atividades infantis  e de assistência aos pais. No verão desse ano, o grupo se reuniu em um estúdio com uma ONG, a afim de filmar segmentos relacionados ao tema polêmico. 

Karli que é performado por Haley Jenkins, recebeu na série, uma família que possui pais em processo de recuperação. “Oi, sou eu, Karli. Estou aqui com minha amiga Salia. Ambos os nossos parentes têm o mesmo problema – vício”, fala Karli.

Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.