Wagner Moura fala sobre censura e o adiamento do filme Marighella

Wagner Moura (Divulgação)
Wagner Moura (Divulgação)

Marighella, o filme dirigido por Wagner Moura estava previsto para estrear em novembro de 2019, mas teve sua estreia adiada para maio deste ano. O longa metragem conta tragetória de Carlos Marighella, que organizou uma luta armada contra a ditadura militar brasileira. O ator deu uma entrevista à Marie Claire onde classificou o adiamento do filme como “censura”.

Com o anúncio do adiamento de Marighella, a O2 Filmes, a produtora do longa metragem, justificou que mudança ocorreu por não conseguir cumprir algumas exigências feitas pela Ancine. Na entrevista, Wagner Moura se mostrou frustrado com a situação e desabafou: “Dediquei muito da minha vida, do meu dinheiro para fazê-lo. Não vê-lo acontecer por ignorância e brutalidade de uma censura é doloroso”.

De acordo com a matéria, a produção do filme acabou perdendo o direito a R$ 1,2 milhão do fundo setorial audiovisual. Moura acrescentou: “É um valor que a gente não tem, mas que os produtores tiveram a coragem de abdicar, esperando que Marighella faça uma boa bilheteria, já que essa proibição inegavelmente gera mais interesse”.

O ator foi questionado sobre a possibilidade de lançar o filme em alguma plataforma de streaming, mas ele descartou tal possibilidade e enfatizou o quanto quer que Marighella faça sua estreia nas telonas. Ele disse: “Quero meu filme nos cinemas como qualquer outro. Mas esse dia vai chegar”.

Wagner Moura ainda destacou a intensa reação política que sofreu ao se envolver no filme. O ator contou: “Marighella catalisou um ódio muito grande desde que a gente começou a trabalhar, o que só piorou com a eleição de Bolsonaro. Tinha gente dizendo que ia entrar no set, bater na gente. Era sempre uma tensão, mas também combate. A gente sabe a importância que o filme tem. Eu me dediquei muito e nunca ganhei um tostão. (…) Esse filme é uma luta minha, e não por acaso é a história de Carlos Marighella”.

Devido à pandemia do coronavírus o lançamento de Marighella foi adiando novamente e até o momento não foi divulgada uma nova data de estreia.

Formado em administração e psicologia. Adora cartoons, animes e series animadas. Atualmente faz curso de desenho com especialização em cartoons.