Wagner Moura revela motivo polêmico pelo qual Marighella teve estreia cancelada

Marighella
Marighella (Foto: Divulgação)

O ator Wagner Moura concedeu uma entrevista à coluna de Leonardo Sakamoto, do portal UOL, na qual revelou que o cancelamento da estreia de Marighella aconteceu no Brasil por questões políticas. A produção teria sido vítima de uma censura pela Ancine, conforme relatou o seu diretor e roteirista.

“Como grande empresa, a [produtora] O2 não pode chegar e dizer que a Ancine censurou o filme. Mas eu posso. Susteno o que já disse. É uma censura diferente, mas é censura, que usa instrumentos burocráticos para dificultar produções das quais o governo discorda. Não há uma ordem transparente por parte do governo para que isso aconteça, no entanto já vimos Bolsonaro publicamente dizer que a cultura precisa de um filtro. E esse filtro seria feito pela Ancine”, relatou Moura.

Marighella tinha previsão de chegar aos cinemas em novembro do ano passado. Porém para a tristeza de muitos, a estreia foi cancelada depois que a produtora O2 teve dois pedidos negados pela Ancine. 

Conforme informou Moura, um dos processos era de redimensionamento de orçamento, e o outro de ressarcimento de recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, recursos nos quais a produtora teria bancado sozinha com o objetivo de cobrir toda a extensão do orçamento.

O famoso contou que o referido trâmite é algo bastante comum em projetos culturais e devido a esse fato, o longa teve sua data de estreia marcada, inclusive começando todo o trabalho de divulgação, lançando até mesmo o primeiro trailer de Marighella.

A trama conta a história de Carlos Marighella, um guerrilheiro baiano, focando nos anos de 1964 à 1969, período de forte atuação política por parte do revolucionário, o que culminou em sua morte, após uma emboscada realizada por policiais na época da ditadura brasileira.

A produção, que foi protagonizada por Seu Jorge, contou com ainda com os atores, Humberto Carrão, Adriana Esteves e Bruno Gagliasso.

Amante das diversas formas de expressão cultural. Viciado em séries, e sempre por dentro das últimas novidades do cinema. Ama dramas e sempre tenta dar uma oportunidade para as fantasias, distopias e os longas de ação e terror.