Will Smith teria sido convidado e recusou papel de Capitão Gancho em live-action de Peter Pan

Aladdin (2019)
Cena de trailer de Aladdin com Will Smith e o ator egípcio Mena Massoud (Reprodução/YouTube – Walt Disney Studios)

Notícias surgiram em todos os veículos americanos de imprensa sobre Jude Law estar negociando para interpretar Capitão Gancho no novo live-action da Disney, que terá o título Peter Pan & Wendy. Porém, segundo um jornalista da revista Variety, o britânico não foi a primeira opção para ocupar o papel. Curiosamente, o estúdio havia cogitado a possibilidade de colocar ninguém menos que Will Smith para assumir o posto de grande vilão do longa.

Sites como o Screen Rant afirmam que o astro chegou a recusar o papel pois já estava marcado como o gênio da lâmpada, de Aladdin, personagem que foi muito forte para o público no ano passado, e que promete ter uma sequência a caminho, mostrando um outro lado do personagem que no primeiro longa já havia se libertado das responsabilidades de gênio e partido para uma vida humana ao lado da esposa e dos filhos.

“Sempre que você faz coisas icônicas é aterrorizante”, disse ele sobre interpretar o personagem azul em uma entrevista de 2019. “A pergunta é sempre: onde restava carne no osso? Robin [Williams] não deixou muita carne no osso com o personagem. [Ele] imprimiu ao personagem uma versão atemporal de si mesmo. Comecei a me sentir confiante de que poderia entregar uma homenagem a Robin Williams, mas musicalmente diferente. Apenas o sabor do personagem seria diferente o suficiente e único o suficiente para estar em uma pista diferente, em comparação à tentativa de competir… Acho que se destacará como único, mesmo no mundo da Disney. Não houve muito desse sabor de hip-hop na história da Disney”.

Peter Pan e Wendy estrelarão Alexander Molony como Peter e Ever Anderson como Wendy. O filme será dirigido pelo David Lowery, responsável por Meu Amigo, o Dragão. A notícia sobre Jude Law parece ter desagradado os fãs, que protestaram nas redes sociais, como se tornou comum quando qualquer peça de elenco é anunciada. Curiosamente Will Smith também foi criticado pelo público ao ganhar o papel do gênio do Aladdin, inclusive pelo personagem ser inicialmente azul como no desenho animado, porém, quando o filme chegou às telonas, sobraram elogios.

Para aqueles que ainda acham que as notícias de outro Peter Pan exageradas, o cineasta David Lowery  chegou a explicar o tamanho de sua responsabilidade ao assumir o filme. “Há muitas expectativas para um filme de Peter Pan, porque as pessoas adoram. E também há o fato de que existem muitos filmes de Peter Pan, então eu só quero ter certeza de que, se fizermos esse filme, a Disney sentrá a diferença”, disse ele à Entertainment Weekly em 2018. “Tem que ser pessoal para mim. Também tem que ser o tipo de filme que as pessoas que amam o filme original de Peter Pan, vão adorar. E é por isso que ainda estou sofrendo com cada pequeno detalhe.”