X-Men: Roteirista conta por que Patrick Stewart não queria interpretar Charles Xavier

X-Men: O Filme completa 20 anos em 2020 (Imagem: Divulgação)

São 20 anos da estreia de X-Men: O Filme e quando olhamos a trajetória da franquia nos cinemas, pensamos em nomes marcantes para os personagens, como Hugh Jackman no papel do Wolverine e Patrick Stewart como Charles Xavier. No entanto, de acordo com o roteirista David Hayter, Stewart não queria interpretar o Professor X. Em entrevista concedida ao Observer, o cineasta revelou a motivação do ator de inicialmente não querer dar vida ao telepata.

“Patrick Stewart não queria [interpretar Charles Xavier]. Demorou muito tempo para convencê-lo”, relevou. Hayter ainda contou que outro ator veterano considerou assumir o papel. “Terence Stamp me disse: ‘Você sabe por que Patrick não quer fazer isso? Por causa da cadeira. Ele não quer ficar preso na cadeira. Mas eu não me importo. Na verdade, eu também pareço excelente careca'”.

O roteirista ainda relembrou que, com frequência apareciam diversos rostos famosos, interessados em fazer parte do filme. “Todos os dias eu ficava surpreso com os rostos entrando. Tipo, eu encontrava Mariah Carey sentada no meu escritório querendo conversar com o [diretor] Bryan [Singer] sobre ser a Tempestade ou algo assim . Então, isso é sempre chocante”, contou.

Além da cantora, David Hayer ainda observou outros nomes de destaque, que apareceram interessados em algum personagem no longa, como Michael Jackson, Charlize Theron, Viggo Mortensen, Russell Crowe e Shaquille O’Neal.

Felizmente, Patrick Stewart concordou em fazer parte do filme e depois de X-Men: O Filme, interpretou o Professor Charles Xavier mais diversas vezes. A última aparição do ator como o telepata nos cinemas foi em 2017, em Logan.

Além de Stewart e Jackman, o primeiro filme da franquia X-Men também contou com Ian McKellen no papel do Magneto, Famke Janssen como Jean Grey, Halle Berry como Tempestade, Anna Paquin como Vampira, James Marsden como Ciclope, Rebecca Romjin-Stamos como Mística, Tyler Mane como Dente-de-Sabre, Ray Park como Groxo,  Shawn Ashmore como o Homem de Gelo e Bruce Davison como o senador Robert Kelly.

 

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), apaixonada por literatura, cartas e pela magia do cinema. Escritora de histórias e trajetos dos amores.