Segundo a endocrinologista e metabologista Jacy Maria Alves, existem abordagens práticas que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue de forma sustentável e integrada ao dia a dia. Uma das ideias centrais é entender que os músculos são grandes consumidores de glicose e que isso pode ser usado a favor do controle metabólico.

Quando os músculos se contraem durante atividades físicas, eles ativam mecanismos que facilitam a entrada de glicose nas células, mesmo sem a atuação direta da insulina. Isso ajuda a reduzir os picos de glicemia após as refeições e melhora a sensibilidade ao hormônio nas horas e dias seguintes.

Para isso, a especialista recomenda combinar exercícios aeróbicos e de resistência. Atividades como caminhada rápida, ciclismo ou natação, somadas a sessões de musculação, podem potencializar o efeito de uso de glicose pelo corpo.

A endocrinologista sugere que adultos façam pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica moderada por semana, distribuídos em vários dias, e incluam duas ou três sessões de treinamento de força que envolvam os principais grupos musculares.

Ela também recomenda interromper períodos prolongados sentado com pequenos movimentos leves a cada 30 a 60 minutos. Essas pausas curtas já podem contribuir para a redução dos níveis de açúcar no sangue após as refeições.

Segundo a médica, essas mudanças no comportamento somadas a outros hábitos saudáveis de sono, alimentação e redução de alimentos ultraprocessados, podem fazer com que a glicose “responda de forma positiva”, trazendo benefícios para a energia, foco e saúde metabólica geral


Descubra mais sobre Entretê Spin OFF

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Gabriel Girão

Jornalista carioca formado pela Estácio. Possui experiência com redação jornalística, assessoria de imprensa, cobertura de eventos, revisão de texto e social media. É redator do Spun Orgânico desde junho de 2024 e escreve sobre entretenimento, famosos e moda. Contato: [email protected]

Comentários desativados

Desenvolvido por Camillo Dantas