6 plantas que são ótimos repelentes e vão te assustar ao afastar os mosquitos em casa

Plantação de lavanda
Plantação de lavanda (Foto: Reprodução / Freepik)

Se você mora em local com muitos mosquitos, sempre busca por alternativas menos agressivas para afastá-los. Atualmente existem muitas alternativas, mas também tem que prefira tomar atitudes mais naturais. Entre elas, estão as plantas repelentes, que você pode cultivar em casa.

Esse tipo de planta é uma ótima alternativa para manter insetos indesejados afastados de ambientes internos e externos. Isso também evita que você recorra a produtos químicos nocivos. Essas plantas possuem fragrâncias e óleos essenciais que, naturalmente, repelem insetos.

Plantas repelentes proporcionam uma proteção mais ecológica, conheça algumas:

  1. Citronela: A citronela é uma das plantas repelentes mais populares, conhecida por sua eficácia contra mosquitos e pernilongos. Seu aroma cítrico é agradável para os humanos, mas desagradável para os insetos.
  2. Hortelã: A hortelã possui um cheiro refrescante que ajuda a repelir formigas, moscas e mosquitos. Além disso, é uma planta versátil, podendo ser cultivada em vasos ou canteiros.
  3. Lavanda: Além de ser conhecida por suas propriedades relaxantes, a lavanda é um excelente repelente natural de mosquitos, traças e moscas.
  4. Manjericão: O manjericão possui um aroma forte que mantém mosquitos e moscas afastados. Também é uma planta comum em jardins e cozinhas, sendo útil tanto para repelir insetos quanto para uso culinário.
  5. Cravo-da-índia: Os cravos-da-índia têm um odor forte que afasta mosquitos e formigas. Eles podem ser colocados em pequenos saquinhos e distribuídos em ambientes para obter um efeito repelente.
  6. Alecrim: O alecrim é uma planta resistente e fácil de cultivar. Seu aroma agradável atua como um repelente natural de mosquitos e outros insetos.

Para aproveitar os benefícios repelentes dessas plantas, você pode cultivá-las em vasos ou canteiros próximos às janelas, portas e áreas externas da casa. Inclusive, também é possível criar arranjos pequenos ou fazer uma mistura das mesmas com álcool.

Saudáveis e em crescimento, as plantas podem emitir ainda mais fragrâncias e seus óleos essenciais. Faça alguns testes em casa e veja se os resultados realmente podem ajudar em seu ambiente interno ou externo. Use a criatividade para aproveitar esses benefícios da melhor forma.