Pantanal: Maria abandona Juma em canoa e vira onça

Maria Marruá (Juliana Paes) vira onça em Pantanal (Foto: Reprodução/TV Globo)
Maria Marruá (Juliana Paes) vira onça em Pantanal (Foto: Reprodução/TV Globo)

Maria Marruá (Juliana Paes) vai se transformar em onça na novela Pantanal. Depois de rejeitar uma nova gravidez, ela dá à luz Juma (Alanis Guillen), mas abandona a filha e se arrepende.

Após Maria ficar grávida, chega o dia do parto. Com uma gravidez indesejada, ela recebe a menina em seus braços com ar de maldição. A mulher de Gil (Enrique Diaz) vai para a beira do rio fazer parto. O desejo dela é colocar a criança na canoa e empurrá-la para as águas.

A atitude não é por falta de amor. Maria toma a medida desesperada por não suportar a ideia de perder outro filho depois da morte de dois herdeiros. No entanto, o destino une as duas por uma força da natureza.

Maria vira onça em Pantanal

Nas cenas que vão ao ar no próximo dia 07, Maria abandona Juma na canoa após o parto. Mas ela se arrepende do que fez ao avistar uma sucuri se aproximando da filha.

Para salvar a vida da filha que inicialmente rejeitou, Maria inicia uma luta com a sucuri. Ela se transforma em onça para salvar Juma e consegue o que quer. Em outra cena, Gil estranha e questiona a esposa sobre o que aconteceu no dia do nascimento da filha.

Maria, no entanto, tem um mau pressentimento envolvendo Gil e se preocupa. E a preocupação tem sentido. O homem acaba morto por um jagunço. Mais tarde, a “mulher bicho” mata o jagunço que matou em Gil a tiros. Depois sofre a morte do marido.

A partir daí, tem início a lenda de que Maria Marruá vira onça. Os moradores da região do Pantanal passam a acreditar fielmente na história de que a mãe de Juma se transforma no animal feroz, principalmente quando se trata de defender sua família.

Juma vira onça?

As pessoas também comentam que não se espantariam caso descobrissem que o “dom” teria passado para Juma. Após a morte de Maria, a jovem assume o legado da mãe.

Juma passa a carregar o “dom” e vira onça quando necessário para se proteger. E assim segue a lenda na região pantaneira, passando de mãe para filha.

Baseada na novela de Benedito Ruy Barbosa exibida originalmente na extinta TV Manchete na década de 1990, Pantanal tem a versão na Globo escrita por Bruno Luperi, neto do autor. A direção artística é de Rogério Gomes.