Carmo Dalla Vecchia confessa medo de expor sexualidade: “Fui advertido”

Carmo Dalla Vecchia surgiu com o filho do relacionamento com o autor João Emanuel Carneiro (Foto: Artur Meninea/Globo)
Carmo Dalla Vecchia é casado com o autor João Emanuel Carneiro (Foto: Artur Meninea/Globo)

O ator Carmo Dalla Vecchia, de 50 anos, contou que, embora tenha ficado muito feliz com o carinho que recebeu das pessoas após expor em rede nacional sua sexualidade, no ano passado, o artista confessa que teve muito medo de como isso poderia afetar sua carreira profissional.

Atualmente no ar na novela Cara e Coragem, o marido de João Emanuel Carneiro destacou que já foi advertido algumas vezes. “Achava que ao me expor poderia ter problemas.”, disse ele em entrevista ao Gay Blog.

“Fui claramente advertido quanto a isso algumas vezes, mas o desejo de me posicionar foi mais forte. Para mim foi muito claro que se o preço que eu teria que pagar para trabalhar seria me ausentar de quem eu era. Esse valor eu já não estava mais disposto a dispor”, afirmou o ator.

Apesar disso, com o amadurecimento, Carmo Dalla Vecchia resolveu enfrentar seus próprios medos. A partir disso, tomou a decisão de falar abertamente sobre sua sexualidade em julho do ano passado.

“Precisei descobrir que mesmo compondo uma letra da sigla LGBTQIAPN+ eu poderia ter um preconceito cultural arraigado na minha própria cabeça. Acho que minha decisão acompanhou um movimento meu e ao mesmo tempo um momento que o mundo está passando.”, explicou.

“Hoje sou um gay público”

O artista destaca que se tornou um homem mais respeitado e acarinhado por milhares de pessoas que chegam até ele e que costumam o agradecer pelo que ele fez.

“Hoje sou um gay público e isso me encheu de alegria. Digo isso porque tenho muito orgulho por ter sido corajoso ao ocupar um espaço que era meu. E hoje me sinto pertencendo a aquilo que eu realmente sou”, declarou.

Carmo Dalla Vecchia contou que, atualmente, se pega chorando diversas vezes quando recebe mensagens de pessoas que enfrentaram os mesmos preconceitos e dilemas que ele.

“Muitas vezes choro lendo as mensagens que recebo. São pessoas que passaram por grandes dificuldades de aceitação e que levarão cicatrizes eternas em suas vidas. Pessoas que confiaram em mim e me cederam suas histórias para serem contadas.”, destacou o ator.

O sentimento de gratidão é o que prevalece: “Nunca fui tão grato. E nunca ouvi tantos agradecimentos em toda a minha vida. São caminhões de afeto e carinho que tenho recebido diariamente”, acrescentou o famoso.

Carmo Dalla Vecchia e João Emanuel Carneiro estão casados desde 2005. Juntos, eles são pais do pequeno Pedro Rafael, de 3 aninhos.