A Fazenda 2020: Jakelyne se declara negra e gera discussões na internet

Jake Oliveira em A Fazenda 2020
Jake Oliveira em A Fazenda 2020 (Reprodução)

Jakelyne Oliveira reiniciou um debate sobre quais os fatores que pesam para que um indivíduo seja considerado negro dentro de uma sociedade multiétnica, como a brasileira. O tema entrou na roda após a participante de A Fazenda 2020 afirmar que apesar de se considerar negra, tem a sua identidade racial negada pelo seu tipo de cabelo e a cor da pele clara.

Porque puxei o cabelo liso da minha avó. Eu não sou negra (…) sempre me considerei negra. Na minha certidão de nascimento, sou parda. Demorei muito tempo para entender que ‘pardo’ não é cor”, afirmou ela em uma conversa sobre racismo com Stefani e Lidi Lisboa.

A atriz de Jezabel, por exemplo, descreveu situações que, apenas agora, compreende que foram racistas. “As pessoas estão começando a acordar, assim como eu também acordei, depois de 35 anos”, afirmou.  Jake aproveitou o gancho e refletiu sobre preconceitos entre brasileiros: “Idealizamos o mundo perfeito em que as pessoas não são julgadas pelo tom de pele, porque estava disfarçado. Igual você tá falando que não percebeu que era o racismo nos personagens e na reação das pessoas, que achavam que era você como Lidiane, que a pessoa não gostou de você”.

Não se sabe os pormenores da fala de Lidi, pois os cortes do Playplus – o serviço pago de acesso 24h às câmeras do reality – interromperam o fluxo da conversa. Esta é a segunda vez em que o serviço corta falas de Lidi sobre o tema.  A primeira ocorreu quando a atriz revelou à Stefani Bays suas experiências com racismo.   

Tomando como exemplo, Jake citou o caso da modelo Raissa Santana. Em 2016, a modelo Baiana tornou-se a segunda negra a ser coroada miss Brasil. “Ela tem exatamente o mesmo tom de pele que o meu, mas têm cabelos cacheados”, argumentou Jake prosseguiu, e revelou suas ancestralidades multirraciais antes de concluir: “Eu perguntei para a minha mãe o que eu sou, porque eu tenho [antepassados] negros, brancos, indígenas… tenho tudo. E minha mãe respondeu que sou negra. Mas as pessoas não me aceitavam como negra”. 

Lidi então acrescentou que sua própria negritude já foi atenuada. “Você falou, e eu fiquei pensando. Há pessoas [que] quando falam comigo e dizem ‘você é negra, mas você tem traços finos, né”. 

Na internet houve diversas reações aos comentários da modelo. Muitos internautas notaram que a ausência de Jojo Todynho deixou de fora a perspectiva da única negra retinta da competição. Enquanto outros se identificaram com os dilemas de Jakelyne sobre sua condição de mulher parda.