Alexandre Nero fala sobre os desafios de gravar na pandemia

Alexandre Nero como Tonico
Alexandre Nero como Tonico (Foto: Reprodução/Instagram)

Alexandre Nero, atualmente no ar na reprise de ‘Império’ com seu personagem o Comendador José Alfredo, em breve, também estará na nova novela das 18h da TV Globo, ‘Nos Tempos do Imperador’, onde dará vida ao vilão Tonico.

A trama, começou a ser gravada em 2019, mas por conta da pandemia no ano seguinte, precisou ser interrompida. Alguns meses depois, as filmagens retornaram, seguindo todos os protocolos de segurança necessários.

Em entrevista à jornalista Alessandra Medina, do jornal O Globo, o ator comentou sobre os desafios de gravar na pandemia. Segundo ele, por conta das mudanças que ocorreram ao longo do período de filmagens, o público pode esperar duas novelas no ar.

“É bastante diferente. Muitas coisas foram adaptadas por causa do vírus. O trabalho do ator é toque. A saliva, o suor, o sangue, a pele… Isso é a raiz do nosso trabalho. Encostar no outro é um dos primeiros exercícios. Não se pode comer em cena. Não temos mais total liberdade no set. Não estou reclamando. Estou dizendo como é. E tem que ser. Está certo todo esse cuidado. Toda adaptação é muito difícil. Quando começamos a gravar, em 2019, não tinha pandemia. São duas novelas que vão ao ar.”, afirmou Nero.

Para Alexandre, a troca entre os atores no momento da atuação, é extremamente importante. Ele destaca ainda, o fato de estar acostumado a gravar uma novela e consequentemente, assisti-la na TV. Algo, que desta vez, não será possível.

“Para mim, não existe atuação sozinho. A magia de um filme, novela ou teatro é você ouvir, ver o sorriso do outro, o olhar do outro… A outra novidade é que, pela primeira vez, estamos gravando uma trama e não estamos vendo a história na TV. Uma das grandes maravilhas de se fazer novela é poder acompanhá-la com o público e fazer ajustes no personagem. Estamos confiando na direção que é quem está assistindo.”, comentou ele.

Inspiração para o personagem

Em ‘Nos Tempos do Imperador’, Alexandre Nero interpretará o personagem Tonico, que segundo ele, foi inspirado nos políticos corruptos.

“Eu me inspirei na ficção, mas, infelizmente, os absurdos aparecem na nossa vida. Gosto de lembrar dos personagens mais brilhantes da dramaturgia brasileira que são o Odorico Paraguaçu, personagem de Paulo Gracindo, e o Justo Verissimo, interpretado por Chico Anysio. Eles eram uma galhofa, uma coisa impossível de acontecer até o dia em que acontece! Por mais absurdo que você veja numa novela, nunca vai chegar aos pés do que acontece na vida real! Tonico tem se concretizado.”, adiantou ele.