Ana Maria Braga gera polêmica após exibir receita e é criticada na web

Ana Maria Braga e Fátima Bernardes posam juntas no estúdio do Mais Você; loira está exibindo suas receitas no programa Encontro, da Globo (Imagem: Reprodução)

A apresentadora Ana Maria Braga está distante dos estúdios da Globo desde meados de março, quando a pandemia do novo coronavírus fez com que a emissora suspendesse uma série de programas e novelas da programação. Para não ficar longe da TV, a loira segue aparecendo no Encontro com Fátima Bernardes e exibe várias das receitas que já foram ao ar em outras ocasiões no Mais Você.

Na manhã desta terça-feira (23) Ana Maria decidiu fazer uma homenagem à Bahia e ensinou uma receita diferente: acarajé de milho verde. Originalmente, a comida, que é uma das mais famosas do estado, é feita com feijão-fradinho. Como costuma fazer todos os dias, a equipe da comunicadora usou as redes sociais para publicar a receita. “Hum, passando agora! Receita do dia”, disse o perfil da famosa no Twitter.

Fãs não gostaram

O que provavelmente a apresentadora não esperava é que ela fosse ser alvo de muitas críticas por conta da tentativa de homenagear a cultura baiana. “Como que chama isso de acarajé? Uma ofensa, vinagrete, queijo e linguiça, nojeira”, disparou uma internauta. “Acarajé é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Chamar essa comida por acarajé é uma afronta inclusive à tradição e aos rituais culturais e religiosos que envolvem a preparação do quitute. Por favor, altere o nome”, pediu outro usuário.

Na sequência, Ana Maria Braga decidiu admitir que se equivocou, se desculpou com os fãs e ainda deixou uma seleção de outras receitas para se redimir. “Peço desculpas. Percebi que minha tentativa de homenagem, na verdade ofendeu a cultura Baiana. Vou trocar o nome da receita de hoje por ‘falso acarajé de milho’. E deixar aqui uma seleção de receitas típicas (originais) baianas”, afirmou.

Veja as publicações: