Antonio Fagundes revela truque nas novelas e esclarece: “Não é assim”

Antonio Fagundes
Antonio Fagundes comenta sobre vida profissional (Imagem: Reprodução / YouTube)

Ele tem 73 anos, mas passou boa parte da vida tentando decorar textos. O ator Antônio Fagundes foi o convidado da noite desta terça-feira (25) no podcast Quem Pode, Pod, das apresentadoras Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme.

O artista foi questionado sobre um boato que circulava nos corredores da Globo de que ele tinha uma memória fotográfica, ou seja, conseguia gravar os textos para fazer as novelas, filmes e teatros.

No entanto, Fagundes negou e revelou que, na verdade, sempre teve dificuldade para decorar, mas com o passar do tempo e as intensas leituras com livros, conseguiu compreender o texto.

“Não é assim, pega e decora, tem todo um contexto. Eu sei que estou fazendo uma novela, estou fazendo aquele personagem, eu estudei, sei como se comporta, como fala, isso é meio caminho andado para você decorar um texto. Realmente pego um texto na hora, não levo para casa“, explicou.

“A leitura ajuda, porque cria uma intimidade com a palavra. Aquela palavra, frases, pensamentos não são novidades. E você sabe como o personagem age, em que contexto está. Mais de 60% do que está escrito, você já sabe”.

Contrato com a Globo

Na conversa com as apresentadoras, o ator comentou que o encerramento do contrato com a TV Globo ocorreu por causa da empresa que não queria permanecer com a mesma cláusula do documento, pedindo ao artista para trocar uma situação que já estava acordada há 44 anos.

“Sempre tive um acordo com a Globo neste 44 anos de que eu nunca seria impedido de fazer teatro, porque eu nunca parei de fazer teatro nos meus 56 anos de profissão. Então, eu não queria por estar fazendo televisão, parar com a minha carreira no teatro. Meu acordo com a Globo é que eu gravaria só nas folgas do teatro, ou seja, segunda, terça e quarta e foi isso que eu fiz durante os 44 anos de TV Globo. Eles cumpriram isso durante 44 anos. Quando quiseram mexer nesta cláusula, eu não aceitei“, disse.

Ele ainda explicou que, mesmo saindo da Globo, não deixou de fazer nenhuma produção. “Eu não parei, acabei de fazer uma série da TV Cultura. Eu estou pensando, desenvolvendo uma coisa que não posso falar”, brincou.

Ainda no bate-papo, o ator comentou que consome muito séries. “Eu estou vendo aquela Euphoria. Eu não acho que seja representativo. Mas é interessante que a gente levante isso e esse tipo de discussão”, explicou.