Ator de As Five tem dificuldades para denunciar racismo que sofreu

Matheus Campos e Juan Paiva em As Five
Matheus Campos e Juan Paiva em As Five (Divulgação)

O ator Matheus Campos, que atualmente faz parte do elenco da série As Five, do Globoplay denunciou o racismo que sofreu por parte de um motorista de aplicativo em São Paulo. 

Segundo ele, o motorista viu que ele estava esperando na calçada, mas mesmo assim resolveu não parar o carro. Em conversa com a jornalista Patrícia Kogut do jornal O Globo, ele explicou que não tem conseguido conversar com a empresa dona do aplicativo para fazer uma reclamação. A resposta da empresa é apenas o silêncio até então. 

“Foi uma ação não muito surpreendente para porque já aconteceu seguidas vezes”, disse ele, sobre isso não ser exatamente uma novidade em sua vida. 

“Eu moro na Avenida Brigadeiro, em São Paulo, então, é difícil para os carros pararem. Assim que saí do prédio e acenei para o motorista me enxergar, ele acelerou o carro, e se distanciou de mim. Eu fui seguindo pela calçada, e ele, pela avenida”. 

“Por mais que a gente fale do racismo cotidiano, a gente nunca está preparado. É humilhante passar por isso. Por mais que a gente fale, é sempre dolorido”, disse ele sobre a situação ocorrida há cerca de duas semanas. 

Na ocasião, ele publicou no Instagram um post contando sobre o ocorrido, inclusive quando foi ajudado por uma outra motorista de aplicativo. 

“Como de costume chamei um Uber pra chegar até o meu compromisso. Moro em uma Av, é preciso ficar atento porque muitos carros ficam com medo de estacionar e levar multa. Estava no hall do prédio aguardando o motorista chegar. Não demorou muito e o carro da corrida chegou, nesse momento eu fui pra rua e acenei para o motorista indicando que eu seria o seu passageiro”, começou ele na publicação. 

“No mesmo momento ele ligou o carro e começou a acelerar lentamente, quanto mais perto eu ficava do carro mais ele acelerava para que eu não o alcançasse. A gente sempre acha que tá preparado pro próximo golpe, mas eu não estava. Fiquei me perguntando, será que ele não me viu? Agora percebo como eu fui ingênuo em cogitar essa opção”. 

“Me senti humilhado e vulnerável, só queria chegar no meu destino o mais rápido possível. Fiquei com vergonha, torcendo para que ninguém tivesse percebido a situação enquanto assistia o carro que Eu chamei partir no horizonte. Naquele momento eu já tava atrasado pro meu compromisso, então rapidão eu decidi chamar outra corrida. Enquanto eu aguardava o próximo motorista, ou melhor A próxima motorista, recebo essa mensagem dela antes de entrar no carro ( segunda foto)

A Juliana nem sabe mas ela salvou meu dia!”, disse ele sobre a mensagem da motorista escrita o seguinte: “Gostaria de lembrar que você é incrível e nunca deixe ninguém falar o contrário”. 

A Uber então se pronunciou a respeito do ocorrido em nota enviada para a imprensa:

“A Uber considera inaceitável a discriminação relatada pelo usuário. Ressaltamos sempre a importância de reportar esses incidentes à Uber pelo próprio aplicativo, para que possamos tomar as medidas necessárias. Este tipo de comportamento configura violação ao Código de Conduta da Comunidade Uber. A conta do motorista em questão foi desativada da plataforma e a empresa está à disposição para colaborar com as autoridades responsáveis para investigação do caso”.

“Sabemos que o preconceito, infelizmente, ainda permeia a nossa sociedade e que cabe a todos nós combatê-lo. Como parte desses esforços a Uber lançou, por exemplo, o podcast Fala Parceiro de Respeito, em parceria com a Promundo, com conteúdos educativos sobre racismo. Além disso, em parceria com as advogadas da deFEMde, a empresa revisou o processo de atendimento na plataforma, a fim de facilitar as denúncias de racismo e acolher melhor o relato da vítima”.

Nota

A Uber considera inaceitável a discriminação relatada pelo usuário. Ressaltamos sempre a importância de reportar esses incidentes à Uber pelo próprio aplicativo, para que possamos tomar as medidas necessárias. Este tipo de comportamento configura violação ao Código de Conduta da Comunidade Uber. A conta do motorista em questão foi desativada da plataforma e a empresa está à disposição para colaborar com as autoridades responsáveis para investigação do caso.

Sabemos que o preconceito, infelizmente, ainda permeia a nossa sociedade e que cabe a todos nós combatê-lo. Como parte desses esforços a Uber lançou, por exemplo, o podcast Fala Parceiro de Respeito, em parceria com a Promundo, com conteúdos educativos sobre racismo. Além disso, em parceria com as advogadas da deFEMde, a empresa revisou o processo de atendimento na plataforma, a fim de facilitar as denúncias de racismo e acolher melhor o relato da vítima.