Autor de Pantanal se explica após críticas do público e rebate

Bruno Luperi, autor da novela Pantanal (Reprodução/TVGlobo)
Bruno Luperi, autor da novela Pantanal (Reprodução/TVGlobo)

Há poucos meses de seu final, a novela Pantanal já tem sido apontada como um dos maiores sucesso do horário das 21h da TV Globo. Nesta quarta-feira (30), o autor Bruno Luperi, responsável pelo remake do folhetim, revelou alguns detalhes dos bastidores.

Em conversa com Patrícia Poeta e Manoel Soares no programa Encontro, Bruno, que é neto de Benedito Ruy Barbosa, autor da versão original de Pantanal, disse que já recebeu apenas uma dica importante do avô. Segundo ele, foi o suficiente para seguir com tranquilidade

“Não. Assim como ele, que escrevia sozinho, eu sigo na mesma toada. Então ele disse basicamente ‘Vai com Deus’. Acho que foi o melhor conselho que ele poderia me dar, porque no fim do dia a gente tem que acreditar naquilo que a gente tá escrevendo”, disse ele, que completou: “Se a gente não fala ‘Eu te amo’ de verdade no papel, o ator quando lê não tem verdade e o público não se emociona”.

O novelista afirmou ainda que, diferente do que muitas pessoas apontam nas redes sociais, a trama passou por diversas mudanças. Isso aconteceu para que o texto se tornasse atual.

“Então, esse foi o maior conselho que ele me deu, fazer com a tua verdade. Quando peguei a obra pra adaptar, teve que mexer muito, várias adaptações pra fazer pra trazer ela pro nosso tempo, mas era tudo feito com muita verdade”, declarou.

Críticas dos telespectadores

Nas últimas semanas, Bruno tem recebido muitas críticas por conta do desfecho de alguns personagens. Um dos casos que revoltou o público é o de Irma e Trindade, que assim como na versão original, não irão terminar a novela juntos.

Se defendendo dos comentários, o autor revelou que Pantanal estreou com quase todos os capítulos finalizados. Por conta disso, não poderia mais alterar cenas já entregues à emissora.

“Normalmente, uma novela é uma obra aberta, então ela tem uma frente de uns 20 capítulos numa média, mas nesse caso de Pantanal, como ela começou a ser escrita na pandemia, o último capítulo foi entregue no sábado anterior da estreia”, revelou.

Trabalho pesado

O neto de Benedito Ruy Barbosa ainda falou um pouco sobre o trabalho exaustivo de toda equipe da novela, que tem passado perrengue durante as gravações.

“Hoje a gente tá em cinco fazendas diferentes. Se por um lado comunicação é muito fácil, existe internet e tal, existe uma dificuldade muito grande em se chegar [aos locais de gravação]. Muitos atores passavam três horas, então acordavam e iam de avião [para a locação]. Então todo dia era uma viagem muito grande”, disse.