Band cobra até R$ 97 milhões por Faustão, mas dá desconto de 84%

Faustão no comando de seu programa na Band (Foto: Reprodução/Band)
Faustão no comando de seu programa na Band (Foto: Reprodução/Band)

A Band está dando desconto de até 84% para anunciantes do novo programa de Faustão. Lançada em janeiro, a atração do ex-global tem patrocínio custando até R$ 97 milhões, mas que é vendido por bem menos.

A emissora lançou recentemente o plano comercial do programa, que revela descontos vultosos. A informação foi dada inicialmente pelo site TV Pop. O Entretê teve acesso ao documento, que revela os preços de tabela do canal e os valores que realmente são praticados no mercado publicitário com desconto.

Descontão do Faustão

O patrocínio mais caro é o das Cassetadas, que é uma atração diária. O valor cobrado para patrocinar o quadro durante 13 semanas é de R$ 96.766.670,69, de acordo com o preço de tabela. No entanto, com o desconto aplicado pela Band, o valor cai para R$ 15.945.802,60. Um desconto de cerca de 84%.

Uma ação temática após as Cassetadas, por exemplo, custa R$ 46.340.634,50. Mas no preço proposto pela emissora ao mercado desce para apenas R$ 7.663.367,18.

Quadros como Na Pista do Sucesso, Pizzaria e Churrascão do Faustão, Grana ou Fama e Dança das Feras tem o mesmo preço. Cada um sai por R$ 96.625.023,36 no preço de tabela. Mas quando é aplicado o desconto, o valor é bem menor: R$ 15.660.687,50.

Os quadros mais em conta são Desbravadores do Planeta e Esta é a Sua Vida. O custo do valor cheio é de R$ 52.028.318,86. Já o preço proposto pela Band aos anunciantes é de apenas R$ 8.520.499,33. Os valores são para períodos de 13 semanas.

Um pacote com ação especial durante 13 semanas é vendido por R$ 35.534.113,50 no preço de tabela. O valor cai vertiginosamente quando é oferecido aos anunciantes e chega a R$ 5.807.816,03. Uma ação avulsa, ou seja, exibida apenas uma vez, sairia por R$ 2.611.769,50 no valor cheio. Com desconto, caiu para R$ 783.530,85.

No plano comercial enviado ao mercado, a Band comemorou a audiência conquistada na estreia de Fausto Silva, em 17 de janeiro, quando chegou ao segundo lugar. De acordo com a emissora, foram mais de 2,1 milhões de telespectadores alcançados na Grande São Paulo.

Band promete barrar a Globo

A Band ainda entregou que a Globo dava 15% de desconto a anunciantes do extinto Domingão do Faustão. Além disso, o canal paulista prometeu uma entrega maior que a da Globo, apesar de atingir um universo de telespectadores menor (191 a 203 milhões).

A emissora disse que a campanha no programa de Faustão terá 2,3 bilhões de impactos, contra 1,5 do Domingão. Com isso, o CPM (custo por mil) vai ser de apenas R$ 0,04, bem mais em conta do que na Globo, onde saía por R$ 0,21.