Descubra os benefícios da queratina nos cabelos e como usar

Cabelo tratado com queratina
Cabelo tratado com queratina (Foto: Freepik)

A queratina é uma proteína muito usada nos cabelos, e tem o poder de reestruturas seus fios. Ela reconstrói e cauteriza os cabelos, ou seja, tem a função de ressuscitar os fios danificados pelo excesso de química.

A proteína também é muito eficiente no reparo de danos causados pelo uso de secadores, chapinhas, exposição ao sol, cloro da piscina e etc. Antes de entender como usar a queratina no seu cabelo, veja os tipos mais comuns no mercado e como cada uma age nos fios.

Tipos de queratina

  • Hidrolisada: essa versão proporciona mais absorção dos fios e pode ser encontrada na versão líquida ou em gel. Portanto, deve ser usada com moderação, sendo mais indicada para casos em que o cabelo está meio elástico.
  • Líquida: indicado para potencializar as máscaras de hidratação. Para usar, basta diluir 10 ml de queratina em água e deixar agir por 15 minutos, antes de enxaguar.
  • Vegetal: é produzida a partir de aminoácidos extraídos de vegetais, como a batata. Os benefícios são os mesmos, mas a diferença é que ela não deixa os fios pesados ou enrijecidos.
  • Hidrogenada: o tipo mais comum encontrado nos cosméticos. É perfeita para a manutenção de tratamentos dos cabelos. Mas se os fios estiverem muito danificados, essa não é a melhor opção.

Formas de usar a queratina nos fios

Diretamente nos fios

A queratina líquida pode ser borrifada diretamente nos fios. Para potencializar a ação do produto, enluve os cabelos. Faça a aplicação com os fios limpos e deixe agindo por alguns minutos. Para finalizar, hidrate o cabelo com a máscara que desejar e, na sequência, aplique condicionador.

Queratina com óleo

Além de usar queratina na sua máscara de hidratação, também é possível juntar o produto com óleos vegetais, como óleo de coco, argan e amêndoas. Pode ser usado até com Bepantol líquido. Para isso, basta adicionar algumas gotas de queratina e misturar os produtos.

Finalizador

Que tal usar um finalizador com queratina em sua composição? Esse achado é perfeito para quem quer proteger os fios das agressões do calor do secador e da chapinha.